Desembargador José Wilson destaca importância da advocacia na efetivação dos direitos

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

O desembargador José Wilson esteve representando a Presidência do TJPI na abertura do XIV CIDEJUR e II SALAPI realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI). O evento marcou o Dia da Advocacia e se encerra nesta sexta-feira (12).

 

Integrante da Corte estadual na vaga destinada ao Quinto Constitucional da advocacia, o desembargador José Wilson destacou a importância da classe para a administração da justiça.

“A atuação da advocacia para a justiça é essencial. É o advogado que abre as portas do Poder Judiciário para o  jurisdicionado. É através do advogado que os direitos são discutidos. Ele interpreta o que o jurisdicionado quer postular. Ele repassa isso em forma de pedido ao Judiciário e passa a acompanhar todo o processo. Nada mais claro de sua importância que o art. 133 da Constituição Federal, que estabelece que o advogado é essencial para a administração da justiça. Sem o advogado, não há justiça”, assinala o desembargador.

Na abertura do evento, José Wilson foi conferencista, ao lado de outros dois desembargadores do Quinto Constitucional, Francisco Antônio Paes Landim (TJPI) e Téssio Tôrres (TRT-PI), tratando o tema “A Democracia, a Justiça Brasileira e o Ativismo Judicial”.

Em seu discurso, o presidente da OAB-PI, Celso Barros, falou sobre a importância de nomes da advocacia que tanto fizeram pela classe.

“Eu não costumo condenar os que criticam, mas também não aplaudo os que elogiam. No entanto, admiro muito aqueles que fazem, aqueles que constroem e esse é o nosso sentimento de gratidão nesta data tão importante para advocacia. Aqui parabenizamos a todos e a todas, que ao longo dos anos têm contribuído para construção da história da advocacia piauiense”, afirmou Celso Barros.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email