EJUD: Características do feminicídio serão tema de palestra na Jornada Científica do Judiciário

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

A palestra Os gestos simbólicos do feminicídio: premissas para investigação, proferida pela delegada de polícia civil Eugênia Villa, acontecerá dia 01 de julho, às 08h30, no auditório do TJ-PI situado na Praça Desembargador Edgard Nogueira – bairro Cabral, como parte da programação da III Jornada Científica do Judiciário Piauiense. Inscreva-se no evento através do site da ejud. 

De acordo com a delegada, a palestra trará discussões como a necessidade de se apresentar categorias analíticas e elevar o nível do debate sobre feminicídio. “O problema do feminicídio não se restringe a um determinado homem ou mulher. É estrutural e estruturante. É um fenômeno que passa por um ambiente além do doméstico, passando a ser inserido até em um ambiente político”, frisa a Eugênia Villa.

Ainda segundo a delegada, a oportunidade de conversar com membros do Judiciário e com a sociedade sobre o tema vai possibilitar que todos (as) tenham conhecimento e mostrar que o feminicídio é uma violência política e pode ser modificado a partir de uma linguagem social e uma ressignificação por ocasião das investigações policiais, da atividade processual e de todos os órgãos incubidos da investigação, do processamento e julgamento do feminicídio.

“Se não entendermos isso, os números não diminuirão. O debate qualificado sobre esse tema é mais do que relevante. Precisamos trazer elementos que possam balizar as decisões a serem tomadas institucionalmente, no caso da investigação policial”, conclui Eugênia Villa.

III Jornada Científica do Judiciário Piauiense

A III Jornada Científica do Judiciário Piauiense tem como tema “O Judiciário na Era das Inovações” e será composta por conferências que envolverão temáticas como sustentabilidade e teoria do dano ambiental; resolução de conflitos na era digital; mídias sociais e violência contra a mulher; superendividamento familiar, dentre outras.

O evento é destinado a magistrados (as), membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados (as), servidores (as), estudantes e ao público externo.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email