Justiça Itinerante disponibiliza serviços gratuitos na Vila Operária até dia 26

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

A Justiça Itinerante iniciou nesta segunda-feira(22), a oferta de serviços gratuitos à população da Vila Operária, zona Norte de Teresina. As atividades estão concentradas no Centro de Formação São José Operário, na rua 24 de janeiro, nº 1861, esquina com a Rua Ceará. O serviço ficará disponível nesse endereço até o dia 26 de agosto. A distribuição de senhas inicia sempre às 8h.

“Estamos tendo hoje uma grande procura pelos serviços da Justiça Itinerante e parceiros, por isso, queremos esclarecer que os atendimentos estão acontecendo mediante a distribuição de senha, em cada dia de atendimento, para que todos possam ser atendidos de maneira organizada. É importante que todos fiquem atentos aos documentos necessários para ter o atendimento que necessitam”, declarou Roberta Sampaio, analista judiciária e membro da Justiça Itinerante.

Ainda segundo Roberta Sampaio, o objetivo da Justiça Itinerante é levar a Justiça para mais perto do cidadão, atuando em sua própria comunidade, através dos serviços de divórcio consensual, segunda via de RG, retificação de registro civil de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, suprimento de óbito, além de tirar dúvidas sobre o casamento comunitário que acontecerá em dezembro.

Carlos Alberto Silva chegou cedo para obter a certidão de óbito da mãe: “Foi muito fácil, resolvi meu problema rápido, um serviço da Justiça que ajuda todos nós”, declarou o morador da Vila Operária após o atendimento.


Quem também aproveitou a oportunidade foi Edimar Sousa, que logo cedo saiu do Bairro Dirceu com a esposa e a filha, de poucos meses, para realizar reconhecimento de paternidade e reservar vaga para o casamento comunitário.

“Foi uma experiência muito boa. É algo que facilita a vida da gente. Já há algum tempo eu queria registrar minha filha em meu nome. Essa foi a oportunidade que encontrei, além de reservar vagas para casamento comunitário e fui muito bem recebido”, avaliou Edimar Sousa.

Na localidade também estão sendo oferecidos vários serviços por meio dos parceiros INSS, SASC e Sebrae.

De 22 a 26
INSS– Disponibilizará informações e orientações sobre previdência social;

Somente dia 25
SEBRAE– Irá formalizar MEI, emissão do DAS, envio da declaração IRPJ, parcelamento da dívida do MEI e demais orientações.

Veja os documentos necessários para cada serviço:

Reconhecimento de paternidade:
-Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF , comprovante endereço da mãe e do pai, além da Certidão de Nascimento do menor.

Retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito:
-Documento que necessite ser retificado/documento que comprove a necessidade de correção, RG, CPF e comprovante de endereço.

Divórcio Consensual:
-Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade e documentação de comprovação de imóveis, caso tenha, RG, CPF e comprovante de endereço.

Reconhecimento de união estável:
-RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento e dissolução de união estável:
-RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento/justificação de óbito:
– RG, CPF, Certidão de Casamento do falecido, declaração de óbito do hospital, declaração do cemitério do sepultamento e duas testemunhas. O solicitante deve levar RG, CPF e comprovante de endereço.

2º via de Registro Civil:
-Certidão do Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.

-Reserva de vaga para casamento comunitário:
-Nome completo do casal e número para contato (não é a inscrição, apenas reserva).

-RG (1ª e 2ª vias):
-Certidão de nascimento/casamento atualizada, 01 foto 3×4, comprovante de endereço, RG, CPF (original e cópia).

Exame de DNA:
-Documentos pessoais RG e CPF da mãe e do suposto pai, Certidão de Nascimento do filho investigante e comprovante de endereço.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email