Mais saúde e qualidade de vida: Projeto ‘Se Cuida’ inicia atividades com servidores do TJ-PI

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Mais qualidade de vida no trabalho, aliada aos cuidados com o corpo e a mente. Com estes objetivos, um grupo de servidores do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) iniciou na manhã desta quinta-feira (08), o primeiro encontro do Projeto Se Cuida, implantado no judiciário por meio de parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Fapepi.

 

Atividades do dia levaram os servidores a pensar internamente sobre suas necessidades

Sentados em círculo em uma sala com luz adaptada e silêncio ideal, o grupo foi conduzido pela professora Andréa Lima, da UESPI. Ela explicou que neste primeiro encontro foi feito um trabalho de despertar pessoal, com a poesia Mude, da Clarice Lispector, e outro trabalho de percepção corporal para que os participantes pudessem perceber que tudo começa em cada um, que a mudança começa em cada um.

 

“A partir de pequenos hábitos e atitudes podemos mudar o nosso ambiente de trabalho, nosso contexto e as possibilidades de viver melhor e viver mais presente, no presente mesmo, sem está com ansiedade e preocupados com outras questões”.

 

Durante o encontro também foi aplicado um questionário de triagem para identificar o perfil do grupo e suas necessidades, para que sejam aplicadas as práticas e terapêuticas de promoção e prevenção de acordo com o perfil dos participantes.

 

Para a servidora Manoela Coutinho, enfermeira da Superintendência de Gestão de Saúde e Qualidade de Vida (Sugesq), o projeto é de grande valia para todos os profissionais do judiciário, pois promove um relaxamento, um olhar para dentro de cada um. “Temos a tendência de sempre focar no trabalho, em quem a gente está servindo e esquecemos de nós enquanto pessoa. O projeto resgatou isso em mim e enquanto profissional de saúde tive essa percepção”.

 

Enfermeira destacou que as sessões poderão facilitar seu trabalho, tendo em vista o relaxamento que proporciona

As sessões acontecem no Salão Multiuso, no segundo andar do prédio administrativo, às terças e quintas-feiras, às 9h.

 

Interessados em participar podem procurar a Sugesq, no térreo do prédio administrativo.

 

FOTOS DA SESSÃO

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email