Nas escolas, TJPI esclarece a importância do reconhecimento de paternidade

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

Nesta segunda-feira(12), a equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) esteve no CEEP Premen Norte, pertencente à 4º Gerência Regional de Educação, localizado na zona Norte de Teresina, para levar informações sobre o projeto (A) Gosto do Pai aos educadores do centro de ensino.

“Este é o terceiro centro de ensino que visitamos neste mês de setembro e nosso objetivo é explicar e discutir a importância do reconhecimento da paternidade na vida de uma pessoa. As escolas são os nossos grandes parceiros nesta iniciativa do TJPI que facilita acesso a exames de reconhecimento de paternidade e garante o nome do genitor no registro civil de nascimento”, explica o juiz Virgílio Madeira, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, responsável pela execução do projeto (A) Gosto do Pai.

  Dois homens de pele clara, usando óculos seguram o cartaz do projeto (A) Gosto do Pai. Uma de pele negra também segura ao lado dos dois homens seguram o outro cartaz do Projeto (A) Gosto do Pai

O projeto tem como público-alvo pessoas com renda familiar de até três salários-mínimos que querem realizar o reconhecimento de paternidade e até mesmo solicitar o reconhecimento do pai no registro de nascimento. As inscrições podem ser feitas pelo link aqui ou em qualquer unidade do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania-Cejusc do Piauí.

O juiz explica que desde 2019, o projeto (A) Gosto do Pai já garantiu o direito à identidade de centenas de pessoas em todo o estado do Piauí: “A maioria de nós quer saber de onde veio, se parecemos mais com o pai ou a mãe. É a construção da nossa história, da nossa identidade, por isso, esse projeto é tão importante no âmbito escolar e da sociedade em geral, porque devolve a identidade da pessoa que, por tantos anos, desejou o reconhecimento do pai, ou do pai que gostaria de reconhecer o seu filho. Ao longo de três anos, o projeto já garantiu a centenas de filhos o direito à identidade”, enfatizou o juiz Virgílio Madeira.

Equipe do Nupemec do TJPI e educadores do CEEP Premen Norte pousam para fotos. Todos estão de pé, alguns usam máscara de proteção no rosto, um homem e uma mulher logo no inicio seguram o cartaz do projeto (A) Gosto do Pai. Ao fundo é possível ver algumas cadeiras azul.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email