No dia do Orgulho, conheça 7 marcos dos direitos LGBTQIA+

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

Nesta quarta-feira, 28 de junho, celebra-se o orgulho da diversidade sexual. O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí possui uma página sobre diversidade e direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Queer, Intersexuais, Assexuais e mais (LGBTQIA+). O conteúdo especial tem caráter informativo e educativo, e reúne marcos legais de garantia dos direitos dessas pessoas, além de canais de denúncia e rede de apoio.

Entre os direitos garantidos a esse público, estão: a união estável, casamento civil,  a adoção, doação de sangue, a identidade de gênero, bem como o direito ao processo de redesignação sexual, também conhecido como mudança de sexo. Clique aqui para acessar.

Dia do orgulho

O dia 28 de junho é um marco na luta pelo orgulho LGBTQIA+. Esta data celebra o amor, o respeito e a diversidade sexual em todo mundo. Nesse dia, relembramos da resistência contra as opressões ocasionadas pela intolerância, onde se leva a discussão a melhoria de políticas voltadas a preservação dos direitos dessa classe. Esta data tem o objetivo de conscientizar a população ao combate a homofobia. No dia 28 de junho de 1969 o movimento tomou força graças a Rebelião de Stonewall, em protesto a violência e humilhação de policias em Nova York, nos EUA.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email