TJ-PI lança plataforma integrada com Painéis Judiciais

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Com o objetivo de tornar a busca por informações mais célere, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) lançou o Painel TJPI. Agora, as plataformas estão integradas e o acesso simplificado. A ferramenta foi implantada pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), em parceria com a Tocatto, e integra o rol de ações da atual gestão que visam tornar a prestação jurisdicional mais efetiva.

 

Rammielke Cardoso, Chefe da Seção de Sistemas Extrajudiciais da STIC, explica como foi feita a integração dos sistemas do ponto de vista técnico. “Os Painéis Judiciais do TJPI foram desenvolvidos utilizando a poderosa ferramenta de visualização de dados chamada Qlik. Com o auxílio dessa tecnologia avançada, os painéis foram criados para oferecer uma experiência interativa e informativa aos usuários”.

 

Segundo ele, os dados utilizados nos Painéis Judiciais do TJ-PI são provenientes de um sistema de Business Intelligence (BI) de dados. Por meio do BI de dados, detalha o servidor, o TJ-PI é capaz de extrair informações relevantes dos seus sistemas internos, como o Processo Judicial Eletrônico (PJe), e transformá-las em indicadores estatísticos significativos.

 

“Os Painéis Judiciais disponibilizam informações estatísticas sobre o Poder Judiciário piauiense. Permite o acesso a dados relacionados à quantidade de casos novos, de tramitação, baixas, julgamentos, entre outros. A plataforma oferece gráficos, tabelas e filtros para facilitar a análise e a compreensão das informações tanto pela alta gestão como pelo servidor que movimenta o processo. Dessa forma permite identificar tendências, gargalos e áreas que necessitam de melhorias”, especifica Rammielke Cardoso.

 

Ele ressalta que os dados apresentados no Painel TJPI são parametrizados de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), garantindo a consistência e comparabilidade.

 

Para quem lida diariamente com os Painéis, a unificação dos sistemas torna o trabalho mais ágil e a resposta a quem procura a justiça, mais rápida. “O fornecimento das ferramentas para que eu, como magistrado, portanto, usuário desses sistemas de controle de informação oferecidos pelo tribunal, é fundamental para que eu possa conhecer a minha unidade, adentrar nos detalhes dos processos, por classe, por assunto, por tempo de conclusão, por ser prioritário, ou não, para que eu possa, junto com minha equipe, da resposta o mais rápido possível, com maior segurança. além disso, o sistema vem evitar que processos com urgência fiquem ‘perdidos’ entre o grande volume de processo. “Essa integração vem me permitir responder de forma mais eficaz aos anseios de quem aguarda uma decisão judicial”.

 

Magistrado avalia como positiva mais esta ação do Tribunal de Justiça e enfatiza os benefícios para sua atividade

Supervisor dos trabalhos, o juiz Maurício Machado mostra que o acesso ao painel unificado é simples e rápido. “O primeiro passo é acessar o site do tribunal, em seguida, vai ao campo estatística, em seguida acessa Painel TJPI e já encontra todos os painéis feitos no modo BI. Nos painéis é possível verificar dados sobre distribuição, audiências, gestão processual, processos novos, julgamentos, processos baixados, suspensos, despachos, sentenças, conclusos. Ao abrir determinada unidade, você tem acesso a todos os dados e de acordo com o que você procura, os dados são expostos na tela”.

 

Juiz mostra como a otimização do acesso facilita o trabalho tanto para servidores, como magistrados

Maurício Machado detalha que a plataforma exibe os dados por gráficos, o que facilita a comparação e a elaboração de estratégias para sanar eventual problema. “São vários filtros que os juízes e servidores têm acesso. O objetivo, ao final, é munir cada unidade com o máximo de informações e dados para que a prestação jurisdicional seja a mais efetiva possível, fazendo com que a população, ao buscar a justiça, tenha a resposta de forma célere”.

 

Veja como acessar ao painel:
> 1º passo: acessar o site do TJ-PI

> 2º passo: acessar o campo Estatística

> 3º passo: acessar o campo Painel TJPI

 

Acesso é simples e rápido e permite encontrar diversas informações das unidades

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email