NUJUR recebe visita de servidora da SASC

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

O Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (NUJUR/TJ-PI) recebeu a visita da professora, pedagoga e servidora da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Maria Tereza Freire, no último dia 06. A servidora integrou a primeira turma do curso de Iniciação em Justiça Restaurativa, promovido no ano de 2015 pelo TJ-PI através do NUJUR.

 

 

O curso contemplou fundamentos teóricos e práticos, desenvolvidos através de “círculos de diálogos”. Essa metodologia reforça atitudes de paciência, humidade, escuta atenta e profunda, aceitação de que todos merecem respeito, disposição para lidar com a incerteza e habilidade para compartilhar responsabilidade, qualidades essenciais aos facilitadores de círculos restaurativos, além de provocar uma reflexão e ressignificação dos saberes e práticas no âmbito das medidas socioeducativas.

 

 

Durante a visita, Maria Tereza Freire presenteou o NUJUR com registros e materiais didáticos disponibilizados no curso de 2015, como tarjetas utilizadas à época nas dinâmicas do curso e o primeiro folder da Justiça Restaurativa no Piauí, que inclui a relação dos participantes, dentre os quais, servidores das Varas da Infância e Juventude, da Violência contra a Mulher, Juizados do TJ-PI, Polícia Civil e Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, SASC e Unidades de cumprimentos de medidas aplicadas na esfera das Varas da Infância e Juventude.

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email