Outubro Rosa: Nusa e Sugesq realizam palestra sobre câncer de mama

Publicado por: Victor Bruno

 
 

Prevenção e conscientização. Essas foram as palavras que marcaram a palestra proferida pelo médico Antônio de Pádua a respeito da identificação e prevenção do câncer de mama durante a programação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) alusiva ao Outubro Rosa. O evento  foi promovido pela Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (Sugesq) e pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (Nusa) e contou com a presença de servidores, magistrados e colaboradores do TJ-PI.

Para o palestrante, falar e passar informações a respeito desta doença é uma verdadeira arma contra o câncer de mama. “Falar já é prevenir. A gente tem que informar e insistir com as pessoas, fazê-las mudar de vida”, enfatiza. “Aqui no Piauí temos aproximadamente 600 casos novos de câncer de mama todos os anos; isso são 50 casos por mês. Então essa é uma doença que é comum e está na sociedade”, continua o médico.

Segundo o especialista, quanto mais cedo a doença for descoberta, menos danoso será o tratamento. “No Piauí, em geral, as pessoas descobrem o câncer já tarde. Se o diagnóstico for feito no início da doença, o tratamento é inteiramente diferente: o prognóstico é diferente, a mutilação é menor, a medicação é menor, tudo é diferente”, aponta o profissional, que também considera que iniciativas como esta palestra no TJ-PI são importantes para essa mudança na cultura do tratamento ao câncer.

Este é o segundo ano que o Nusa, em parceria com a Sugesq, desenvolve esta atividade, que é parte das atividades do TJ-PI durante o Outubro Rosa. De acordo com Juliana Vilanova, integrante do Nusa, isso mostra a relevância que o tribunal confere à causa do combate do câncer de mama. “Nós estamos extremamente satisfeitos com a receptividade do público ao evento. O feedback tem sido muito positivo, e isso nos é muito gratificante”, afirma.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email