Projeto arquitetônico do Centro Cultural do TJ-PI é apresentado aos desembargadores

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O projeto arquitetônico do Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) foi apresentado, na última sexta-feira (3), aos desembargadores que compõem o TJ-PI. A apresentação foi comandada pelo magistrado Luiz de Moura Correia, juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI e coordenador do projeto. Na oportunidade, também foi apresentada a maquete eletrônica da Alameda da Justiça, projeto de requalificação da avenida Padre Humberto Pietrogrande, sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Teresina.

O magistrado Luiz de Moura Correia explicou que o projeto prevê a reforma física da sede histórica do TJ-PI, localizada no Centro Cívico de Teresina, para abrigar, além do acervo histórico e de memória do Poder Judiciário piauiense, exposições e eventos culturais diversos.

Pelo projeto, desenvolvido pela Superintendência de Engenharia e Arquitetura do TJ-PI (Sena/TJ-PI), serão realizadas intervenções para garantir a funcionalidade do espaço e a sua integração com a praça Edgar Nogueira. Por meio de maquete eletrônica, os desembargadores puderam conhecer detalhes, como intervenções previstas no auditório e no atual Plenário, e a proposta de novos espaços, como salas de concerto, galeria de fotografias, oficinas de ensaios, oficinas de arte e café panorâmico, por exemplo.

“Esse Centro Cultural será um marco para o nosso Tribunal, tanto na recuperação e conservação da memória do Poder Judiciário, quanto na oferta de um espaço cultural qualificado, com um grande e moderno auditório, salas diversas e galerias”, enumerou o juiz Luiz de Moura Correia.

Presente à reunião, o desembargador Pedro Macedo ressaltou que a importância da obra transpassa os portões do Poder Judiciário piauiense. “É um presente para o Piauí”, declarou. Já o desembargador aposentado Brandão de Carvalho, presidente do Núcleo de Memória do TJ-PI, destacou que o Tribunal já tem uma pesquisa bem estruturada e um acervo especial para ser apresentado no Centro Cultural.

“A ideia é somarmos esforços para viabilizarmos este espaço não só para o Judiciário, mas para a sociedade piauiense. Tudo que temos feito de mais importante ao longo de nossa gestão é por meio de parcerias e com este Centro Cultural não será diferente. Estamos animados e confiantes de que será mais um projeto exitoso”, declarou o desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI.

Parcerias

Durante a reunião, também foi apresentado aos desembargadores o projeto de revitalização da Praça Edgar Nogueira, em execução pela Prefeitura Municipal de Teresina, e que faz parte do complexo que abrigará o Centro Cultural do TJ-PI.

Outra obra tratada durante o encontro, e que está sob responsabilidade da PMT, é a Alameda da Justiça, projeto de requalificação da avenida Padre Humberto Pietrogrande por meio do plantio de árvores nativas e instalação de equipamentos urbanos, com o objetivo de tornar o local mais belo e agradável, colaborando com a redução da temperatura local.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email