Presidente do TJPI discute avanços na prestação jurisdicional com a advocacia

Publicado por: Viviane Bandeira

 
 

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, esteve reunido hoje (27) com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Lopes, e com representantes da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado e do Conselho Estadual da Jovem Advocacia da OAB-PI. Na pauta, os avanços na prestação jurisdicional do Estado e sugestões para a otimização dos recursos de tecnologia à disposição da sociedade.

“Considero importante ouvir os advogados, porque sempre trazem as contribuições de quem lida diariamente com o jurisdicionado e com o Sistema de Justiça. No encontro de hoje, fizemos algumas sugestões aos representantes da advocacia e recebemos deles apontamentos que certamente servirão para melhorar ainda mais as atividades do Tribunal de Justiça do Piauí”, destacou o desembargador José Ribamar Oliveira.

Durante a reunião, o presidente do TJPI levou ao conhecimento dos advogados a criação de uma unidade jurídica específica para as demandas protetivas em casos de violência doméstica e familiar contra mulheres.

“A Vara específica para medidas protetivas já é uma realidade no Tribunal de Justiça do Piauí. Será feita, nos próximos dias, a lotação de seus servidores. Certamente será um grande avanço num tema muito sensível. Considero como uma das grandes ações da minha gestão o diálogo interinstitucional que inspirou a construção da Casa da Mulher Brasileira em Teresina. O Tribunal de Justiça, em diálogo com a Prefeitura de Teresina, realizou uma visita técnica à Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande. Lá, conhecemos toda a estrutura e já em nosso retorno a Prefeitura começou as tratativas para a construção da unidade em Teresina. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2023”, ressaltou o presidente do TJPI.

Para o advogado Albelar Prado, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Piauí, a reunião foi exitosa: “A reunião chegou em um resultado acima do esperado. Trouxemos diversas demandas da advocacia e, de pronto, os desembargadores se propuseram a buscar solucionar, o que trará um avanço imensurável para toda a advocacia piauiense. As resoluções propostas pelos desembargadores foram acima do que esperávamos”, comentou.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email