Presidente do TJPI participa de encontro de presidentes de tribunais no Tocantins

Publicado por: Viviane Bandeira

 
 

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, participou, na noite de ontem (05), da abertura do IV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, em Palmas, Tocantins.

O Encontro discutirá, até o dia 07 de outubro, temas como transformação digital do Judiciário, inteligência artificial e redes neurais, impactos das inovações tecnológicas, justiça virtual, processos criativos, entre outros.

A cada encontro dos presidentes dos tribunais estaduais nós debatemos temas da atualidade, desafios comuns da gestão do Judiciário e trocamos experiências. É também uma oportunidade de estreitarmos os laços com os representantes de outros estados, celebrando termos de cooperação para trazer ao TJPI projetos exitosos nos outros tribunais e para levar a nossa expertise, os nossos projetos a outras unidades da federação”, destacou o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do TJPI.

   No discurso de abertura, o presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil-Consepre e presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, ressaltou a importância do evento e as discussões e troca de informações e experiências. “O mundo passa por transformações. O sistema de Justiça precisa se amoldar aos novos reclamos sociais. A humanidade está em constante evolução, e hoje, mais do que sobreviver, o homem quer viver. Viver com dignidade, com respeito à diversidade, aos povos e ao planeta. Somos a Justiça do povo brasileiro, uma Justiça que precisa se adaptar às peculiaridades de um país de dimensões continentais, de uma nação que foi formada pela mistura de várias culturas, cuja riqueza advém justamente dessa miscigenação”, disse.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e anfitrião do evento, desembargador João Rigo Guimarães, enfatizou a importância do programa Justiça Para Todos, que implantou no Judiciário tocantinense: “Quando tomei posse disse que ia dar o meu melhor. Implantamos o programa Justiça para Todos, com objetivo de acabar com estigma que o Judiciário não é acessível aos mais carentes”, afirmou, demonstrando satisfação com os resultados obtidos.

Ainda em sua fala, o magistrado deu boas vindas aos representantes dos tribunais ao citar que o sistema de Justiça do Estado está “honrado em sediar o encontro”. E destacou ainda a programação, que segue na quinta-feira (6/10) e sexta-feira (7/10). O presidente do tribunal aproveitou para cumprimentar a nova Mesa Diretora do TJTO, eleita em sessão do Pleno na terça-feira (4/10), que terá quatro mulheres à frente dos principais cargos: Etelvina Maria Sampaio Felipe (presidente); Ângela Prudente (vice-presidente); Maysa Vendramini Rosal (corregedora-geral da Justiça do Estado); e Jacqueline Adorno (vice-corregedora).

 

Autoridades

A cerimônia do Consepre foi prestigiada por, entre outras autoridades, a presidente eleita do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; o desembargador Pedro Nelson Coutinho; a desembargadora Ângela Issa Haonat; o procurador-geral da Justiça do Estado, Luciano Casarotti, as juízas Odete Almeida, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) e Julianne Freire Marques, secretária-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Estellamaris Postal, defensora pública geral do Estado; Deocleciano Gomes, secretário-chefe da Casa Civil do Estado, representando o governador Wanderlei Barbosa; a advogada Auridéia Pereira Loiola Dalláqua, procuradora-geral de prerrogativas da seccional Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO); Mauro Ribas, procurador-geral de Palmas, representando a prefeita Cinthia Ribeiro.

Apresentações culturais

A cerimônia contou com apresentações culturais como “A canção de amor a Palmas”, interpretada por Braguinha Barroso, na voz e violão, e Badinho Araújo no violino; e Hino ao Tocantins, com voz e violão de Genésio Tocantins. O Hino Nacional foi interpretado por Mello Júnior na voz e Fábio Geriz no teclado.

 

Confira a programação

Quinta-feira – 6/10

Programação presidentes

9h – Credenciamento;

9h30 – Abertura dos trabalhos

10h- Palestra: A Justiça virtual entre o humano e o algoritmo – desembargador Marco Villas Boas (diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense – Esmat; e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escola Estaduais da Magistratura – Copedem).

Programação Juízes Auxiliares e assessores

9 horas – credenciamento na Esmat

9h10 – Palestra: O Papel do Ecossistema na Transformação Digital – Ademir Piccoli (advogado, ativista de inovação e idealizador do Judiciário Exponencial);

9h40 – Palestra: Colaboração no Judiciário: Case Justiça do Trabalho – Alexandre Rosa Camy (secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT);

10h30 – Palestra: Liderança, Neurociências e Tecnologia – Marielva Andrade Dias (vice-presidente de Negócios Instituições Públicas da Positivo);

11h – Palestra: Inteligência Artificial e Redes Neurais – Augusto Niche Teixeira (doutor e mestre em Educação. Gerente de DHO da Summit – Tris & Artools);

12h – Almoço;

14h – Oficina: Processo Criativo e Inovação em Rede – Augusto Niche Teixeira (doutor e mestre em Educação. Gerente de DHO da Summit – Tris & Artools)/ David Montalvão Junior (líder em Consultoria, Inovação e Educação no JE. mestre em Inovação e doutorando pela UFRN).

14h30 – Reunião Reservada – Presidentes de Tribunais De Justiça

Local: Esmat

17h –Debates entre os juízes auxiliares

Sexta-feira – 7/10

10h – Abertura (auditório TJTO)

10h15 – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos juízes auxiliares durante a programação técnico-científica aos presidentes;

11h30 – Leitura e aprovação da carta de palmas (encerramento)

Local: Auditório do TJTO

Com informações da Comunicação do TJTO

Fotos: Viviane Bandeira (ASCOM TJPI) e Comunicação do TJTO


Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email