Presidentes dos tribunais estaduais discutem inteligência artificial no Judiciário

Publicado por: Viviane Bandeira

 
 

Durante toda o dia de hoje (06), os presidentes dos tribunais estaduais discutiram novas tecnologias, inovações, inteligência artificial e seus impactos no Judiciário. As palestras e debates fazem parte da programação do IV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil-Consepre, que ocorre até amanhã (07), em Palmas-TO.

Inovação é o tema do momento do Poder Judiciário mundial. A inovação tecnológica chegou com mais rapidez, em decorrência da pandemia, para mudar a vida das pessoas, das empresas e dos tribunais de justiça do mundo todo. No Brasil, sentimos mais o avanço em decorrência desse impacto que causou a pandemia, tendo em vista que tivemos que inovar, mudar, fazer uma reengenharia na gestão do Judiciário. Decerto que esses avanços têm trazido resultados muitos salutares e promissores. Hoje, todos os tribunais têm que lidar com o que chamamos de inteligência artificial. Teremos em breve o que chamam de computação quântica. É um avanço extraordinário, é como você sair do telefone fixo comum para a telefonia digital. Esse momento aqui no Estado do Tocantins é um momento oportuno para se discutir, debater e aprender sobre esses novos avanços para que os tribunais possam avançar na distribuição da justiça”, avaliou o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

O IV Consepre está voltado à discussão e apresentação de iniciativas voltadas à inovação e melhoria da prestação de serviços do Judiciário brasileiro.

Na programação de amanhã (07), além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos hoje pelos juízes auxiliares e assessores, haverá a leitura da Carta de Palmas, o documento oficial, com as análises e propostas definidas no Encontro.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email