Projeto Se Cuida inicia atividades voltadas à promoção da saúde mental de servidores e magistrados nesta quinta (8)

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

Com o objetivo de promover o bem-estar e a saúde mental de servidores e magistrados, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), dará início, nessa quinta-feira (8), às atividades do projeto Se Cuida. Nesta quarta, aconteceu o lançamento da plataforma Se Cuida, com a participação do presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, e do vice-reitor da Uespi, professor Jesus Abreu.

Por meio do Se cuida, serão realizadas ações permanentes de educação, promoção da saúde, atenção à saúde mental e monitoramento, em âmbito laboral, no TJ-PI. As atividades serão realizadas às terças e quintas, a partir das 9h, na sala multiuso do prédio administrativo do Palácio da Justiça. Além dessas ações presenciais semanais, o programa contará com atividades complementares, presenciais e virtuais, com o auxílio da inteligência artificial e uso de chatbot, para mensurar a variação de humor e comportamento.

“Parceria é uma palavra-chave na nossa gestão. Com o Se Cuida, estamos atuando de forma profilática, prevenindo estes tipos de doenças da mente, que tanto têm afetado nossa sociedade. Certamente, o Se Cuida terá um impacto importante e positivo em nosso ambiente de trabalho”, disse o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa.

O coordenador do projeto, médico Vinicius Oliveira, também falou sobre a importância das parcerias institucionais para a execução do projeto. “O TJ já conta com um competente e compromissado corpo de saúde. Viemos para somar esforços, contando também com esse apoio fundamental da Fapepi”, declarou. Já o vice-reitor da Uespi, Jesus Abreu, lembrou que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde significa o bem-estar físico, social e mental de cada indivíduo. Dessa forma, acrescentou o gestor, o Se Cuida configura-se como um projeto de promoção de saúde em diversos âmbitos.

O superintendente da Sugesq, Pedro Leopoldino, ressaltou a demanda crescente pelos serviços de psicologia e psiquiatria disponibilizados pelo TJ-PI de formas on-line e ambulatorial, frisando a importância do Se Cuida para o reforço de ações de promoção da saúde mental do corpo funcional do Tribunal. Ainda sobre o projeto, Eliciana Vieira, coordenadora de projetos da Fapepi, destacou se tratar de uma pesquisa aplicada, que poderá servir de modelo para ações de cuidado com servidores de outras instituições.

Se cuida

A plataforma de saúde “Se Cuida” visa contemplar a disponibilização de estratégias dinâmicas de promoção e prevenção de problemas psicossociais, além do desenvolvimento de uma ferramenta de monitoramento das variações de humor e avaliação da saúde mental. A criação de uma plataforma que possa monitorar o estado psicoemocional de magistrados e servidores do Poder Judiciário pode possibilitar promoção à saúde e prevenção de doenças em tempo hábil. A ideia é trabalhar as pessoas antes que estas desenvolvam doenças ou agravos em função de stress no trabalho, como também por conta da falta de conscientização e atenção à saúde psicológica.

 

As ações promovidas pelos membros, juntamente com a implementação da plataforma, pode viabilizar um impacto significativo nos índices de satisfação dos magistrados e servidores do TJ-PI, pois o projeto viabiliza, entre outros, a utilização otimizada de ferramentas de acompanhamento da saúde mental, a realização de intervenções práticas e dinâmicas no processo de cuidado e, ainda, contribui para o combate aos estigmas sociais associados aos transtornos psicoemocionais e para a valorização da vida.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email