Reabertura do Anexo dos Juizados Especiais aproxima os serviços de Justiça da população

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Os moradores do bairro São Pedro e região estão mais próximos dos serviços de Justiça. É que na manhã desta terça-feira (02), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) reabriu o Juizado Especial Cível e Criminal da Zona Centro 1, Anexo do Centro Universitário Santo Agostinho.

Para o presidente do TJPI, desembargador José Ribamar Oliveira, os Juizados Especiais e seus Anexos são a melhor parceria que já conheceu em termos de oferecimento da prestação jurisdicional.

“Por meio dos Juizados do Tribunal, é possível prestar os mais diversos serviços à população e, neste caso específico, propicia à universidade e a seus alunos a vivência diária dos assuntos jurídicos. Ou seja, atende aos interesses de todos, significando um proveito maior para a sociedade, que recebe estes serviços de forma mais célere. De modo que agradecemos a todos que fazem o Centro Universitário Santo Agostinho pela parceria”, frisou o presidente José Ribamar Oliveira.

Representando a reitora da instituição, o professor Marcus Vinícius  destacou o relevante trabalho que o TJPI tem realizado nesta área e a reabertura do Juizado na instituição é prova deste avanço.

“Temos percebido um Tribunal mais cidadão e aqui, no Anexo, vamos poder colaborar com este trabalho. É aqui que ouvimos o barulho da rua, temos um contato mais direto, mais perto. Aqui, de fato, nossos alunos poderão aprender e ter contato com os problemas da sociedade. É um ambiente ideal para que aprendam sobre a jurisdição. Nós nos sentimos honrados com esta parceria”, detalha o professor.

De acordo com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Lopes, os Juizados Especiais, muitas vezes, são a porta que dá acesso à Justiça àquelas pessoas com menos recursos: “Estarmos aqui hoje, na retomada do atendimento presencial no JECC da Faculdade Santo Agostinho, é motivo de renovação de ânimos e sinônimo de valorização desse importante Sistema dos Juizados Especiais”, pontua o corregedor.

Presente à solenidade, a vice-presidente da OAB-PI, advogada Daniela Freitas disse que a abertura de mais um Anexo dos Juizados Especiais representa para a advocacia a possibilidade do retorno de um trabalho efetivo, após dois anos de pandemia. “Esse atendimento presencial, esse contato do advogado com o juiz é de suma importância, é, portanto, algo fundamental neste momento em que ainda temos limitações por conta das restrições”, comentou.

O juiz Luiz de Moura Correia, coordenador estadual dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais, Fazenda Publica e Turmas Recursais, destacou o trabalho do Desembargador Hilo de Almeida Sousa na Supervisão, e agradeceu ao apoio na gestão dado pelos Desembargadores José Ribamar Oliveira e Fernando Lopes, respectivamente, Presidente e Corregedor Geral de Justiça, que mesmo nas adversidades enfrentadas durante a pandemia de COVID-19, não mediram esforços em apoiá-los, aumentando a produtividade e atingindo as metas preconizadas pelo TJPI e CNJ, especialmente ampliando o acesso aos mais vulneráveis e proporcionando-lhes uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email