Servidores e magistrados participam de campanha de doação de sangue no TJPI

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

Nesta quinta-feira (06), o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), realiza mais uma campanha de doação de sangue. A ação acontece até as 14 horas, no térreo do Fórum Cível e Criminal de Teresina.

“O Hemopi é mais uma vez parceiro do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí nesta campanha de doação de sangue, uma ação que possui o objetivo de se solidarizar e colaborar com a regularização dos estoques dos bancos de sangue do Piauí, com coleta rápida, simples e segura”, destacou Pedro Leopoldino Ferreira Filho, superintendente de Saúde e Qualidade de Vida do TJPI.

Segundo avalia o médico supervisor da triagem clínica do Hemopi, Eduardo Ribeiro, a parceria ajudará no suporte à rede estadual de saúde pública: “O Hemopi realiza parceria com diversas instituições, no intuito de suprir a necessidade diária de sangue de grande parte da rede pública de saúde. Essa parceria com o TJPI é de fundamental importância porque, nesse tipo de ação, conseguimos grande quantidade de bolsas de sangue que dão suporte à rede de saúde do Estado do Piauí”, destacou o médico Eduardo Ribeiro.

Médico negro com máscara e roupa branca, esta sentado na foto.

Sabendo da importância de doar sangue, a servidora Luísa Rocha chegou ao Fórum Cível e Criminal de Teresina por volta das 09h e passou pelos quatro passos necessários para a doação.

Primeiro, o cadastro, etapa em que são coletados dados mediante a apresentação de documento oficial com foto; segundo, hemoglobina, em que é realizado o teste de anemia; terceiro, triagem clínica, momento em que o possível doador realiza uma entrevista com médico para avaliar se está apto ou não para doar sangue; e, por último, a coleta e etiquetagem da bolsa de sangue.

Mulher realizando teste de anemia. Ao fundo várias pessoas sentadas.
“A doação é um gesto de gratidão a Deus pela saúde e pela vida que Ele nos dá. É uma demonstração de compaixão porque não custa nada. Uma ação que faz bem para tantas pessoas, uma bolsa de sangue salva uma, duas, três pessoas e eu estimulo qualquer pessoa, principalmente, servidores públicos como eu, porque tem muita gente precisando”, analisou a servidora Luísa Rocha.

A campanha é uma iniciativa da Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (SUGESQ) e do Núcleo de Gestão Socioambiental (NUSA) do TJPI e conta com a participação de magistrados(as) e servidores(as) que, colaborando com o projeto, podem solicitar um dia de folga à Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SEAD), por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email