Supervisor do Fonajus realiza visita institucional ao TJ-PI

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Richard Pae Kim, supervisor dor Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), realizou, nesta quinta-feira (29), visita institucional ao Tribunal de Justiça do Piauí. A agenda teve como objetivo conhecer in loco as ações desenvolvidas pelo Comitê de Saúde do Estado do Piauí (Cosepi).

O Cosepi tem entre suas atribuições auxiliar os tribunais na criação de Núcleos de Apoio Técnico do Judiciário (NAT-JUS), constituído de profissionais da Saúde, para elaborar pareceres acerca da medicina baseada em evidências, Em sua composição, além de magistrados de 1º ou 2º Grau, Estadual e Federal, há gestores da área da saúde (federal, estadual e municipal), e demais participantes do Sistema de Saúde e de Justiça (Ministério Público Federal e Estadual, Defensoria Pública, Advogados Públicos e um Advogado representante da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do respectivo Estado), bem como integrante do Conselho Estadual de Saúde que represente os usuários do sistema público de saúde, e do Sistema Suplementar de Saúde.

O conselheiro Pae Kim afirmou ter ficado satisfeito com as realizações do Cosepi. “Penso que temos importantes boas práticas, mas também temos curtos-circuitos, mas tenho certeza que, em função do diálogo de hoje, nós poderemos avançar no fluxo de cumprimento de decisões. na melhoria do próprio Nat-Jus, assim podendo avançar na melhoria do tratamento dessas questões nos âmbitos da saúde pública e suplementar”, avaliou o supervisor do Fonajus após a reunião.

O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, afirmou que a missão do TJ, do CNJ e dos entes que compõe, o Cosepi é uma só: auxiliar no funcionamento mais eficiente e resolutivo do sistema de saúde. “Questões sistêmicas exigem soluções sistêmicas e nós temos que ter a humildade de compreender que isoladamente não temos condições de resolver nada”, concluiu o desembargador-presidente, destacando a importância da dedicação de cada ente às ações do Comitê.

“A visita do supervisor do Fonajus foi extremamente profícua para o Comitê de Saúde local, por trazer à tona que temas importantes que são discutidos no âmbito nacional e que são discutidos no comitês de todo país; essa interlocução, onde cada ator traz o seu ponto de vista, é o que contribui para melhoria do sistema”, disse o vice-coordenador do Cosepi, magistrado Antônio Oliveira.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email