TJ discute violência doméstica e familiar na E M Professor Ubiraci Carvalho

Publicado por: Viviane Bandeira

 
 

Representantes do Tribunal de Justiça do Piauí estiveram hoje (11) na Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho, em conversa com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre violência doméstica e familiar contra mulheres. A atividade faz parte do projeto Flores Incultas, uma referência à autora piauiense Luíza Amélia de Queiroz, que assim nomeou sua obra poética, denunciando a falta de direitos a que a mulher de 1875 era submetida.

O projeto Flores Incultas está percorrendo unidades de ensino das redes pública e privada, realizando rodas de conversa com pais, mães, professores e alunos, a fim de conscientizar a sociedade para a identificação precoce de uma relação abusiva e para a necessidade de apoiar mulheres vítimas de violência a procurarem as instituições e a denunciar. A ocorrência de violência doméstica e familiar só cessará quando todos nós estivermos conscientes de nosso papel e agirmos para promover relações mais saudáveis”, destacou o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí, Lirton Nogueira.

O diretor da Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho, Jonilson Chaves Oliveira, ressaltou que, logo que soube da existência do projeto Flores Incultas, o corpo diretivo da escola se interessou em fazer a atividade com os alunos.

A Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho possui mais de 500 alunos e nós observamos, em nosso cotidiano, a existência de muitas relações abusivas no seio familiar dos estudantes. Percebemos também a existência do machismo no comportamento dos meninos e do comportamento muitas vezes submisso das meninas. Por isso a relevância do projeto Flores Incultas na nossa escola, para conversar com esses meninos e meninas que estão iniciando seus relacionamentos, para que adquiram a consciência de não abusarem e de não aceitarem nenhum tipo de relação abusiva, seja consigo mesmos, seja em suas famílias. Nós esperamos que a conversa de hoje retire o véu desses estudantes, para que eles vejam com clareza e possam viver dignamente em todas as suas relações”, ressaltou o diretor Jonilson Chaves Oliveira.

Carol Ribeiro, aluna do 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho, falou sobre a oportunidade de aprendizado: “Eu tinha muitas dúvidas sobre violência doméstica e consegui esclarecer tudo com a palestra. Agora, também sei que se eu vir uma mulher sendo agredida, eu posso e devo denunciar. Todos nós devemos proteger mulheres vítimas de agressão. E a gente faz isso alertando as amigas, as mulheres da família sobre comportamentos abusivos e também fazendo a denúncia pelo 180 ou pelo Salve Maria”, encerrou.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email