TJ-PI apresenta Inteligência Artificial JuLIA durante Expojud Portugal

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

A JuLIA (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial), Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), foi apresentada como case de sucesso durante o Expojud Portugal, sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O evento tem o objetivo de apresentar iniciativas de transformação digital da justiça brasileira e de outros países, gerando um ambiente de troca de conhecimento e experiências entre países de língua portuguesa. O evento segue até o dia 12 de abril.

 

A apresentação da JuLIA foi conduzida pelo desembargador José Wilson Araújo, coordenador-geral do Laboratório de Inovação do TJ-PI (Opala Lab), e pelo analista Dimmy Magalhães, integrante do Opala Lab, e contou com a participação do presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida.

 

Durante a explanação, destacou-se a utilização da JuLIA como instrumento para otimizar a prestação jurisdicional por meio da análise de petições, celeridade do acesso a informações, acompanhamento processual, jurisprudências e consulta processual. Dentre as funcionalidades expostas, estiveram o JuLIA Notify, que notícia Magistrados sobre pedidos de Medidas Protetivas, e o chatbot, que presta informações aos usuários da Justiça, como parte e advogados, por meio do WhastApp.

 

“A JuLIA é um conjunto de soluções de Inteligência Computacional que trabalham coordenadas visando melhorar a eficiência e a acessibilidade da Justiça Piauiense. A JuLIA atua no envio de processos para uma tarefa específica, garantindo integração total com o PJe; identifica quaisquer julgamentos, colegiados ou monocráticos; calcula o prazo de intimação e movimenta processos no PJe; lê as petições iniciais e faz uma análise textual prévia; e, já em breve, concluiremos sua integração ao WhatsAPP”, enumerou o desembargador José Wilson Araújo durante a apresentação.

 

O coordenador do OpalaLab destacou resultados práticos da atuação da JuLIA, como a participação no cumprimento das metas que levaram o TJ-PI a conquistar o Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade 2023, por meio da identificação de processos aptos à baixa. “O TJ-PI também ganha em celeridade e economicidade. Com a automação de processos, há uma significativa redução de custos com mão de obra, papel, transporte. Além disso, a JuLIA permite uma proximidade com a população, que passará a ter informações mais diretas sobre o Tribunal”, acrescentou o desembargador José Wilson Araújo.

 

“A JuLIA tem tudo a ver com o modelo de gestão que estamos adotando. Nossa propriedade é a universalização e a accessiblidade da Justiça. Com a utilização de importantes recursos de Inteligência Artificial, como estamos apresentando aqui, avançamos no sentido de atender aos anseios da sociedade, especialmente se considerarmos que o Sistema Judiciário brasileiro é o mais demandado do mundo”, declarou o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida à plateia.

 

Expojud
O Expojud é um encontro internacional, com foco na inovação e na adoção de tecnologias disruptivas. Destaca-se como um espaço crucial para discutir os desafios enfrentados pelo Sistema de Justiça e explorar soluções que impulsionem a eficiência e a transparência.

 

CONFIRA AS FOTOS

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email