TJ-PI e instituição americana ‘FamilySearch’ encaminham parceria para preservação de documentos históricos

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Uma comitiva da empresa Preservtec, que representa a instituição americana ‘FamilySearch’, esteve reunida com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Oliveira, na manhã desta quarta-feira (11/08).

A comitiva apresentou aos representantes da administração do Tribunal de Justiça um projeto inovador de preservação de informações e alinhou parceria com o objetivo de colaborar com a recuperação de documentos que deverão compor o Museu do Judiciário Piauiense.

Jorge Feliciano, Gerente de Relacionamento da Preservtec, responsável pelas ações da ‘Familysearch’ no norte e nordeste, avaliou a reunião como positiva e detalhou os primeiros passos dados pelas duas instituições.

“De antemão ressaltamos que é um prazer enorme estarmos aqui no estado do Piauí, exatamente porque soubemos da grande quantidade de cartórios que tem no estado e da grande quantidade de Comarcas. São locais em que muitos deles estão com seus livros de certa forma depreciados. Nosso objetivo é trazer a preservação para esses materiais por meio da digitalização dos mesmos, que ao final dos trabalhos serão entregues em HD para estas unidades e para o Tribunal de Justiça, que passarão a ter o backup dessas informações e seu conteúdo preservado”, assinala Jorge Feliciano.

Para o Desembargador Brandão de Carvalho, Presidente do Núcleo de Memória Judicial do TJ-PI e que integra o Programa Gestão Documental, Memória e História do Poder Judiciário do Estado do Piauí – PRODOC/TJPI, a  iminente parceria trará grandes frutos.

“Trata-se de uma parceria importante no sentido de resgatar e preservar a genealogia das famílias e da nossa história, bem como preservar diversos documentos fundamentais para a história do Museu do Judiciário Piauiense. Isso tem uma importância histórica, eu diria, não só o Núcleo de Memória Judicial e para o Museu do Piauí, mas para o estado do Piauí. Certamente vai ser feito um trabalho que vai açambarcar tudo aquilo que é necessário para o resgate da nossa história no estado do Piauí”, enfatizou o Desembargador Brandão de Carvalho.

Além de Victor Campos e Vinícius Campos, diretores da Preservtec, participaram da reunião representantes da Secretaria da Presidência; da Escola Judiciária, do Núcleo de Memória Judicial e do setor de Gestão de Contratos e Convênios do Tribunal de Justiça do Piauí.

CONHECENDO O TJ-PI
Ainda no Tribunal, a comitiva esteve reunida com o Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Fernando Lopes, onde também recebeu o apoio no intuito de formalizar a presente parceria.

MAIS FOTOS DAS REUNIÕES NO TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email