TJ-PI negocia quase R$ 3 milhões em acordos durante a XVIII Semana Nacional da Conciliação

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

Durante a XVIII Semana Nacional da Conciliação (SNC), promovida entre 06 e 10 de novembro, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) obteve, aproximadamente, 30% de acordos entre os processos pautados, em 1º e 2º grau, resultando em mais de R$ 2.780.000 (dois milhões e setecentos e oitenta mil reais) em acordos.

 

 

A Semana Nacional de Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa a promoção de meios consensuais para a resolução de conflitos e litígios. O tema da última edição foi “A um passo da solução”.

 

Para o juiz e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec), Virgílio Madeira, os resultados alcançados expõem a efetividade da SNC. “Os números refletem que, além de acelerar a resolução de conflitos judiciais, essa ação tem se provado uma forma oportuna de divulgar à sociedade sobre os métodos autocompositivos, que são menos dispendiosos, mais justos e, portanto, mais satisfatórios”, afirma.

 

O magistrado presta agradecimentos a todos que trabalharam ativamente durante a Semana. “Agradeço a todos os servidores e servidoras, juízes e juízas envolvidos nessa empreitada. E, de forma especial, exalto as figuras dos mediadores. Sem vocês, não conseguiríamos, naturalmente, realizar esse trabalho”, menciona Virgílio Madeira.

 

O desembargador Fernando Lopes, supervisor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de 2º Grau (Cejusc 2º Grau), avalia a XVIII edição da Semana como muito positiva, já que, em média, 30% das demandas levadas ao Centro foram resolvidas por meio de acordos. “O Cejusc 2º grau trabalhou de forma ativa nas audiências de conciliação e mediação durante a SNC, com todos os acordos devidamente homologados. Os resultados dessa iniciativa apontam que o diálogo é fator decisivo”, comenta.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email