TJ-PI promove audiência de mediação entre Governo do Estado e professores da Uespi para tratar sobre movimento grevista

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) promoveu, nesta sexta-feira (23), audiência de mediação e conciliação entre representantes do Governo do Estado e gestores e docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para tratar sobre a greve de professores da instituição, deflagrada no dia 2 de janeiro. A sessão foi conduzida pelo desembargador Agrimar Rodrigues, com apoio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de 2º Grau (Cejusc 2º Grau).

Foto: Renato Andrade

Participaram da audiência o reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa; o secretário estadual de Administração, Samuel Nascimento; o procurador-geral adjunto do Estado, Carlos Eduardo Belfort; diretores da Associação de Docentes da Uespi (Adcesp); e representantes do Comando de Greve.

 

Durante o encontro, as partes acordaram que o Governo do Estado irá retirar o Projeto de Lei enviado à Assembleia Legislativa propondo a alteração do Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração do Magistério Superior da Uespi. Pela proposta, seria modificada a distribuição da carga horária do professor em tempo integral (40 horas), que passaria a ser composta por 16 horas semanais obrigatoriamente destinadas ao ensino e 10 horas semanais em outras atividades acadêmicas, além dos horários pedagógicos. O PL propunha, ainda, novos parâmetros para promoção à classe de Professor Titular.

 

O Governo também levou à mesa de mediação uma nova proposta de reajuste para a categoria: 17%, com pagamento escalonado em 3 parcelas a serem pagas no período de dois anos. Os representantes dos professores que participaram da sessão não aceitaram a proposta.

Foto: Renato Andrade

A professora Lucineide Barros, diretora da Adcesp, afirmou que, apesar de a proposta do Governo do Estado em relação ao reajuste salarial ter sido aquém da expectativa da categoria, que é de 22% em 2024, foi possível avançar. “É um momento delicado. Infelizmente, o Governo não trouxe uma proposta ao nível do que esperávamos. Mas tivemos uma boa mediação do desembargador Agrimar Rodrigues e convocamos a categoria a se manter mobilizada”, disse a docente.

“Já tivemos conversas anteriormente com todas as partes e promovemos essa audiência com o intuito de chegar a um bom termo, uma mediação, para que se atenda aos interesses da população, dos estudantes, que são os destinatários finais desse serviço tão importante. Não chegamos ao consenso, mas avançamos nesse diálogo”, disse o desembargador Agrimar Rodrigues.

Ao final do encontro, definiu-se que será realizada uma audiência entre o Governo do Estado, a Reitoria da Uespi e a Adcesp no dia 29 de fevereiro, e que uma nova sessão de mediação e conciliação será realizada no Tribunal no dia 04 de março.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email