TJ-PI registra índice de 24% em acordos na XIII Semana Nacional de Conciliação

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Com uma política de paz sedimentada e em pleno funcionamento, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio do Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), apresentou os números finais da XIII Semana Nacional de Conciliação, realizada no Tribunal de 5 a 9 de novembro.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e representantes das Unidades Judiciárias que mais tiveram êxito durante a Semana, recebendo, assim, certificados de excelência pelo trabalho realizado. O Coral Raio de Sol, da Escola de Música Dona Gal, fez apresentação de músicas natalinas, e o professor Gustavo Gersten proferiu palestra iniciando o curso curso “Comunicação Não Violenta”.

Durante a apresentação do relatório, o Desembargador José Ribamar Oliveira explicou que os números obtidos na XIII Semana Nacional de Conciliação mostram a importância desta nova prática de solução de conflitos e que coloca o TJ-PI entre os mais avançados do país. Para ele, um trabalho de resultado, que requer a dedicação de vários servidores e magistrados, imbuídos no mesmo propósito, que é evitar que mais processos cheguem ao Judiciário.

“Tivemos uma Semana exitosa e os dados revelam isso. Foram mais de 4 mil audiências realizadas, mais de 1.000 acordos homologados, ultrapassando os R$ 4 milhões em valores homologados. Este número corresponde a 24,16% em acordos, vindo a atender mais de 8 mil pessoas. Parabenizo todos os envolvidos”, destacou o Desembargador José Ribamar Oliveira, Coordenador da Semana no TJ-PI.

Para o Presidente do NUPEMEC, Manoel Dourado (Juiz Auxiliar da Presidência), falar em Mediação e Conciliação é tratar de uma política sedimentada e que já está em um nível científico. “A política já está implantada, com o NUPEMEC pensando as ações e o CEJUSC executando em Teresina e no interior do estado. Desde 2010, temos tido um aumento extraordinário nesta política, que se faz com gente, trabalhando todos os dias. Uma pessoa contagia a outra em busca de mais acordos e menos conflitos”, pontuou o magistrado.

Coordenador do CEJUSC, a juíza Lucicleide Belo evidenciou que os números obtidos foram apenas em cinco dias, o que denota a força desta política de mediação e conciliação, se considerando as ações durante todo o ano. “Estamos resolvendo os problemas antes que eles cheguem ao Judiciário e isso tem um impacto muito grande em um ambiente que está superlotado de processos. Os resultados precisam ser comemorados”, disse.

CONCILIAÇÕES REALIZADAS

COMARCA

UNIDADES

Conciliação Realizadas

Ranking

UNIÃO Vara Única de União

389

PADRE MARCOS Vara Única de Padre Marcos

307

TERESINA Justiça itinerante

280

ÁGUA BRANCA Vara Única de Água Branca

184

TERESINA JECC – Zona Centro 2 – Sede (Magalhães Filho)

180

COCAL Vara Única de Cocal

141

CAMPO MAIOR JECC Campo Maior – Sede

114

RIBEIRO GONÇALVES Vara Única de RIBEIRO Gonçalves

111

TERESINA CEJUSC – Teresina (1º grau)

103

ESPERANTINA Vara Única de Esperantina

97

10º

ACORDOS HOMOLOGADOS

COMARCA

UNIDADES

Acordos Homologados

Ranking

TERESINA Justiça itinerante

280

TERESINA CEJUSC – Teresina (1º grau)

57

SÃO RAIMUNDO NONATO JECC São Raimundo Nonato – Sede

47

TERESINA 1ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina

43

COCAL Vara Única de Cocal

40

OEIRAS CEJUSC – Oeiras

33

ESPERANTINA Vara Única de Esperantina

29

RIBEIRO GONÇALVES Vara Única de RIBEIRO Gonçalves

26

OEIRAS JECC Oeiras – Sede

25

TERESINA JECC – Zona Norte 2 – Sede (Buenos Aires)

24

10º

PERCENTUAL DE HOMOLOGAÇÃO

COMARCA

UNIDADES

Percentual de homologação

Ranking

TERESINA Justiça itinerante 100,00%

ANGICAL DO PIAUÍ Vara Única de Angical do Piauí 100,00%

TERESINA 1ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina 95,56%

OEIRAS CEJUSC – Oeiras 89,19%

TERESINA CEJUSC – Teresina (2º grau) 75,00%

TERESINA 6ª Vara de Família 75,00%

CAMPO MAIOR 3ª Vara de Campo Maior 75,00%

PARNAÍBA 3ª Vara de Parnaíba 70,00%

PARNAÍBA JECC Parnaíba – Anexo II FAP 66,67%

SÃO RAIMUNDO NONATO JECC São Raimundo Nonato – Sede 62,67%

10º

EMPRESAS E INSTITUIÇÕES QUE APOIARAM A SEMANA NACIONAL CONCILIAÇÃO 2018
AMAPI
CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS- CDL TERESINA
SESC
GRUPO CARVALHO
MEIO NORTE
ANGIOCLÍNICA
SICOOB
UNINOVAFAPI
CESVALE
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ

NÚMEROS DO BIÊNIO 2016/2018
Foram realizadas no período 5.073 audiências nos diversos Centros de Conciliação. Deste total, em 2338 oportunidades todas as partes interessadas compareceram nas sessões, obtendo-se 1.207 acordos, o que representa um índice de conciliação de 51,6% alcançando o valor de R$ 30.499.959,11 (trinta milhões quatrocentos e noventa e nove mil novecentos e cinquenta e nove reais e onze centavos), com um atendimento qualificado ofertado diretamente para 5.584 pessoas.

Além destes, foram realizadas 2.455 (duas mil quatrocentos e cinquenta e cinco) homologações de transações extrajudiciais oriundas dos CEJUSCs, de Câmaras de Mediação Privadas e da Defensoria Pública, contribuindo sobremaneira para a diminuição do ajuizamento de processos judiciais.

FOTOS DA SOLENIDADE

 

FONTE: Ascom TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email