TJPI promove palestra sobre câncer de mama durante Semana do Servidor

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

No dia 26 de outubro, às 10h, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí promoverá a palestra Câncer de Mama, em alusão à Campanha Outubro Rosa, com o médico mastologista Luiz Ayrton Santos Júnior. A palestra acontecerá no auditório da antiga sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, localizado na Praça Desembargador Edgar Nogueira, Bairro Cabral. O evento faz parte da programação da Semana do Servidor, que acontecerá de 24 a 28 de outubro.

A palestra tem por objetivo orientar mulheres e homens a respeito da prevenção, detecção precoce do câncer de mama, além de compartilhar informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e promover a conscientização sobre a doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, estima-se que em 2020, o câncer de mama acometeu cerca 2,3 milhões de pessoas e representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para esse ano (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres).

Médico Leopoldino Ferreira Filho esta sentado em uma cadeira com as mãos em cima da mesa. Usa gravata com bolinhas branca, tem cabelos grisalhos.

Pedro Leopoldino Ferreira Filho. Foto: Joelma Abreu

“A Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça traz, nesse mês de outubro, proporciona essa ação preventiva para que as mulheres possam se cuidar, realizar a prevenção na idade certa, no momento certo. Uma palestra que trará informações a respeito do câncer de mama que, sem dúvida, é uma patologia que agride muitas mulheres no Brasil e no Piauí. Será um momento de muita troca de informação, com um mastologista reconhecido em todo o país”, destacou Pedro Leopoldino Ferreira Filho, superintendente de Saúde e Qualidade de Vida do TJPI.

Sobre Luiz Ayrton Santos Júnior

Luiz Ayrton dos Santos Júnior. Foto: reprodução do site TRF1

 

Médico mastologista, bioeticista e empreendedor Sociocultural. Formado em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1984). Mestre em Medicina pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia e presidente da Comissão de Reforma do Estatuto da SBM e outros departamentos. Professor fundador do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí, onde ministra Bioética e História da Medicina, e Professor Associado 1 de Bioética da Universidade Federal do Piauí.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email