Tribunal de Justiça lança Central de Processos Eletrônicos do 2º Grau

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

Na manhã da segunda-feira (22), o coordenador do Laboratório de Inovação (OpalaLAB) do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Olímpio Passos Galvão, apresentou aos desembargadores da corte e demais servidores do Judiciário piauiense a Central de Processos Eletrônicos do 2º Grau.

A Central de Processos Eletrônicos do 2º Grau-CPE é o aprimoramento administrativo de processos de trabalho, no que tange às atividades judiciais de 2ª instância, que visa acelerar o cumprimento dos atos judiciais nas Coordenadorias Judiciárias, diminuindo o tempo médio de tramitação dos recursos/ações originárias e com o fim de atingir a baixa processual.

Para o desembargador, a instalação da CPE 2º Grau é um momento marcante na história do Judiciário piauiense: “Além de possibilitar a padronização dos despachos e decisões de cunho ordinatório, a CPE também vai mapear os fluxogramas das classes processuais e padronizar os expedientes de secretaria”, destacou o desembargador Olímpio José Pesos Galvão, coordenador do OpalaLAB.

Ainda de acordo com o desembargador, a CPE do 2º Grau possibilitará a redução do tempo de tramitação processual e a taxa de congestionamento dos processos judiciais nas unidades judiciárias, aumentando o grau de satisfação dos jurisdicionados, advogados, Defensoria Pública e Ministério Público.

A secretária Judiciária do TJPI, Paula Meneses, pontuou que a CPE do 2º Grau também irá capacitar os servidores na nova metodologia de gestão judiciária, além de impulsionar o Tribunal de Justiça do Piauí nos índices e metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A CPE é o primeiro projeto já iniciado do Programa de Excelência do 2º grau e que tem como finalidade agilizar o trâmite processual, garantindo a todos os atores processuais uma prestação jurisdicional de qualidade. Esse novo modelo de gestão judiciária tem como principal foco diminuir tempo médio de tramitação de processos nesta instância recursal, permitindo acelerar as baixas processuais executadas nas Coordenadorias Judiciárias”, frisa Paula Meneses.

Ainda de acordo com a secretária, a Central de Processos Eletrônicos do 2º Grau cumprirá as determinações judiciais e exercerá os serviços cartorários específicos de modo mais célere e padronizado, observando as uniformidades dos procedimentos.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email