XVII Semana Nacional da Conciliação: resolução de conflitos ágil e satisfatória

Publicado por: Viviane Bandeira

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí realizou hoje (07) a abertura oficial da XVII Semana Nacional da Conciliação, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania-Cejusc Teresina 1, no Fórum Cível e Criminal. Até o dia 11, em todo o Piauí, o Judiciário concentrará a resolução de conflitos processuais e pré-processuais por meio de sessões de mediação e conciliação.

A conciliação é um instrumento efetivo de pacificação social e solução de litígios. Parte da construção dialogada de soluções, ou seja, dissemina a cultura da paz e proporciona resultados sociais muito significativos. Durante toda esta semana, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania-Cejusc e as comarcas piauienses promoverão sessões de conciliação com a finalidade de propiciar maior rapidez na solução de demandas. Destaco que, ao realizarmos uma conciliação, não estamos apenas solucionando um conflito, estamos contribuindo para que as pessoas retomem suas vidas em paz, podendo seguir seus caminhos de forma exitosa”, ressaltou o juiz Virgílio Madeira, coordenador do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Piauí.

No Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania-Cejusc Teresina 1, onde estão pautadas 110 sessões de conciliação para a XVII Semana Nacional de Conciliação, as partes foram recepcionadas por músicos da Escola Dona Gal e direcionadas às salas de conciliação.

É importante que nós, advogados, orientemos nossas clientes a buscarem a conciliação. No meu caso, hoje, acompanhei clientes na Vara de Família, em que o interesse maior é a saúde mental e o bem-estar do menor que vê a família em litígio. Havendo o acordo, além de regularizar a situação familiar, a criança poderá conviver em paz com os dois núcleos familiares. A intenção é resolver com maior agilidade e toda a segurança”, destacou o advogado João Carvalho.

Conciliação

A Semana Nacional da Conciliação integra o calendário do Poder Judiciário brasileiro desde 2006 e se caracteriza pela realização de um esforço concentrado voltado para a sedimentação da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, instituída pela Resolução CNJ nº 125/2010. Em 2022, a XVII Semana Nacional da Conciliação possui o tema “Por menos conflitos e mais recomeços”.

O objetivo é enfatizar para os jurisdicionados que soluções consensuais de controvérsias, além de mais rápidas, podem também ser vantajosas.

As conciliações são possíveis tanto nas demandas judicializadas, ou seja, quando o caso já está na Justiça, quanto as que estão em fase pré-processual, que ocorre antes de o processo ser instaurado e a pessoa envolvida busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores.

A Semana Nacional da Conciliação não é o único momento na busca de uma solução para o conflito. Os interessados podem procurar os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) a qualquer momento do ano para agilizar o processo de encerramento de conflitos.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email