CNJ mobiliza campanha #AdotarÉAmor nesta quarta-feira(25)

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

Com o propósito de engajar internautas em favor da adoção, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tribunais de todos o país e a Confederação Brasileira de Futebol estão promovendo a campanha digital “Adotar é Amor”. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da adoção e assegurar o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar.

O Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, é a data escolhida para a mobilização. Os internautas devem fazer o Twitter #AdotarÉAmor , às 10h. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a adoção, levar informação e desmistificar algumas informações sobre o tema, sempre usando a hashtag #AdotarÉAmor.

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), há pouco mais de 4,1 mil crianças e adolescentes aptos para adoção. Dessas, a maior parte não está mais na faixa etária da primeira infância: 3.237 têm mais de seis anos. Apenas 282 são bebês, com menos de dois anos de idade.

Nos últimos anos, o CNJ tem registrado um número maior de adoções de crianças de “difícil colocação” – deficientes, com doenças, grupos de irmãos ou crianças mais velhas. Atualmente, cerca de 17% das crianças aptas para adoção têm problemas de saúde; 10% têm algum tipo de deficiência; 2.207 possuem um irmão ou mais. Também estão habilitados no SNA mais de 33,1 mil pretendentes.

Campanha

No ar desde 2017, a campanha Adotar é Amor promove uma mobilização digital, com o propósito de engajar os internautas a favor da adoção. O convite vai além dos tribunais e órgãos do Judiciário: a sociedade, influenciadores e personalidades podem postar nas redes sociais a hashtag #AdotarÉAmor e colocar a adoção nos assuntos mais comentados do dia.

Em seu primeiro ano, o movimento contou com o apoio do time paulista Corinthians, que entrou em campo com a hashtag #AdotarÉAmor. Em 2018, a tag ficou em primeiro lugar dos trending topics do Twitter, como assunto mais comentado naquela manhã.

Em 2019, a web se mobilizou para colocar a adoção na lista dos 20 assuntos mais comentados do Twitter. Em 2020, a campanha reuniu o maior número de personalidades públicas em favor da causa, entre elas: Leandra Leal, Giovanna Ewbank, Taís Araújo, Preta Gil, Elza Soares, Fernanda Paes Leme, Maju Coutinho e Daniela Mercury.

Já em 2021, a campanha permaneceu nos trending topics do Twitter, sendo destaque durante todo o dia. Também participaram do movimento a cantora Daniela Mercury, a jornalista Rachel Sherazade e a influenciadora Juliette.

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