Desembargador Álvaro Brandão Filho (in memorian) será homenageado pelo Memória Viva

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

O programa Memória Viva realiza, nesta quinta-feira(18), homenagem ao desembargador Álvaro Brandão Filho (in memorian). O evento acontece às 10 horas e pode ser acompanhado pelo canal oficial da Escola Judiciária (EJUD) no YouTube.

Durante o programa, o desembargador aposentado Brandão de Carvalho, coordenador do Núcleo de Memória do Tribunal de Justiça do Piauí, entrevistará a segunda filha do homenageado, a advogada Sonya Brandão.

“Estou grata por representar meu pai nesta homenagem. A presença dele como juiz e desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí foi como uma força na escolha da minha vida profissional. Ele foi juiz de direito em várias cidades no interior do Piauí. A família o acompanhava por estas cidades. Por onde passou, exerceu suas funções com muita lealdade ao direito e ao cargo de juiz. Quando foi nomeado ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí pelo critério de antiguidade, mostrou ainda mais suas competências em decisões que marcaram a Justiça do Piauí e até mesmo em âmbito nacional. Sempre foi o juiz da causa e com este pensamento marcou seu tempo”, destacou a filha, ao ser convidada pelo Núcleo de Memória.

 

O desembargador Álvaro Brandão Filho é natural de Pedro II (PI), era bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Piauí. Durante o exercício profissional, exerceu o cargo de promotor público de Gilbués e São João do Piauí. Serviu na extinta Procuradoria do Domínio do Estado, na Procuradoria Regional Eleitoral, na Procuradoria Geral de Justiça e nas Promotorias de Piripiri e Campo Maior.

“O desembargador Álvaro Brandão brilhou na Justiça piauiense durante muitos, começou juiz de direito de Regeneração, em 1955, promovido por merecimento para São Pedro, Piripiri, Floriano e Teresina. Exerceu as funções de juiz eleitoral. Assumiu o cargo de desembargador em 1979; foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, aposentou aos 70 anos e fez um trabalho relevante na Justiça piauiense”, destacou o desembargador aposentado Brandão de Carvalho.

PROJETO MEMÓRIA VIVA

O projeto Memória Viva: Resgatando a Memória do Judiciário Piauiense nasceu através do Plano de Gestão do Prodoc, com o objetivo de contribuir para a construção da memória do Tribunal de Justiça do Piauí, como uma importante ferramenta na consolidação da identidade do Poder Judiciário. Conta com o apoio da Presidência do Tribunal, Corregedoria Geral da Justiça, Vice-Corregedoria e da Escola Judiciária, que têm fornecido subsídios e estrutura para o desenvolvimento das atividades.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email