IV Consepre se destaca pela construção de soluções colaborativas entre os tribunais

Publicado por: Viviane Bandeira

 
 

Os presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil aprovaram hoje (07) a Carta de Palmas, durante o encerramento do IV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil-Consepre. A Carta contém as soluções discutidas durante os três dias de Encontro e os posicionamentos a serem adotados pelo Judiciário estadual para o enfrentamento de demandas comuns.

Durante três dias, discutimos diversos aspetos da inovação tecnológica no Judiciário. Falamos em gestão colaborativa, neurociência, redes neurais e liderança. Trabalhamos os processos criativos e propusemos soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos. A cada encontro do Consepre, a Justiça estadual se fortalece e se torna mais coesa. Estamos avançando, sempre com o olhar voltado ao cidadão, àquelas pessoas que necessitam dos serviços do Judiciário”, avaliou o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

Na imagem: foto do palco (textura amadeirada, com luzes e um telão ao fundo) em que o encontro está sendo realizado, com três homens em cima, centralizados. A foto foi tirada da fileira do meio da plateia, de frente para o palco.

Crédito: Rondinelli Ribeiro – Cecom/TJTO

Além da leitura e aprovação da Carta de Palmas, os presidentes participaram da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos juízes auxiliares e assessores durante toda a pauta técnico-científica do Encontro.

Para o presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil e do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo Souza Netto, o Consepre é o resultado da união das cortes estaduais para garantia de sua autonomia, orçamentária e administrativa, e para a valorização da magistratura: “Nós, presidentes dos tribunais estaduais, somos os dirigentes das estruturas primeiras da Justiça. Somos os guardiões desta égide que se coloca entre o cidadão e as ameaças ao exercício da cidadania. Graças ao espírito agregador dos membros deste conselho, nos encontramos para, em conjunto, construir um Judiciário cada vez mais eficiente e célere, avançando a passos largos ao ápex da nossa missão, que é justamente a promoção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária”, salientou Souza.

Ainda de acordo com o desembargador José Laurindo Souza Netto, a troca de experiências oportuniza a ampliação do conhecimento e a avaliação das ações para, em conjunto, buscar um mundo melhor.

Estamos construindo juntos uma Justiça estadual forte e coesa, com os valores republicanos já consolidados, presente em todos os rincões desse país não só como símbolo de soberania e independência, mas também com a importantíssima missão de cuidar da nossa gente. É a Justiça personalíssima, que cuida dos direitos fundamentais”, pontuou o presidente do Consepre.

Na imagem: o Presidente do TJPI, desembargador José Ribamar Oliveira, está usando um terno azul e está com um semblante de concentração, na plateia do auditório.

Crédito: Rondinelli Ribeiro – Cecom/TJTO

Sobre o Consepre

O Consepre, que atualmente é presidido pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, tem como objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.

Com informações do Cecom-TJTO

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email