Plenário Virtual julgou cerca de 25 mil processos em 2022

Publicado por: Viviane Bandeira

 
 

Dados do Tribunal de Justiça do Piauí apontam que o Plenário Virtual do 2º Grau julgou, até o último dia 21 de setembro, 24.878 processos. Os números estão disponíveis no Portal da Transparência do TJPI.

O Portal da Transparência mostra, no painel Plenário Virtual, que foram pautados 95.871 desde 2019, sendo 81.322 virtuais e 14.549 presenciais. Dos processos pautados, foram julgados 78.248 processos, 68.392 virtuais e 9.856 presenciais.

“O Plenário Virtual trouxe um grande aumento na produtividade do Tribunal, que tem como consequência direta a satisfação do jurisdicionado, uma vez que o processo é resolvido de forma mais célere. Os dados estão disponíveis no portal do TJPI, para que os cidadãos possam acompanhar a evolução dos julgamentos. Desde 2019, quando foi criado, o Plenário Virtual já julgou 68.392 processos, o que representa 84,10% dos processos pautados na modalidade. Essa é uma tecnologia plenamente aceita e que será cada vez mais aprimorada, imprimindo celeridade ainda maior”, destaca o desembargador Olímpio José Passos Galvão, coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Piauí-OpalaLab.

Ainda segundo os dados do Portal da Transparência, no Plenário da Turma Recursal, foram julgados 3.759 processos de forma virtual em 2022, e 585 de maneira presencial.

“O Tribunal de Justiça do Piauí tem investido em tecnologia e na criação de ferramentas que possibilitem a servidores (as) e magistrados (as) desempenhar melhor suas funções, de forma presencial e remota. O Plenário Virtual é uma dessas ferramentas e atende de forma muito satisfatória também aos operadores do Direito e aos jurisdicionados. Além disso, o Plenário Virtual permite que processos de maior complexidade sejam levados aos julgamentos presenciais, deixando aqueles de repercussão mais geral na forma virtual, o que diminui o congestionamento de processos no Tribunal e aumenta a nossa eficiência”, completa o desembargador Olímpio José Passos Galvão.

No painel Plenário Virtual, disponibilizado no Portal da Transparência, é possível também comparar os números de processos pautados e processos julgados, ano a ano, a partir de 2019.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email