Servidor Jankel Janson da Costa é o homenageado do Memória Viva desta quinta (22)

Publicado por: Guilherme Torres

 
 

O programa Memória Viva realiza, nesta quinta (22), uma homenagem ao servidor Jankel Janson da Costa. A homenagem acontece às 10h e pode ser acompanhada pelo canal oficial da Escola Judiciária (EJUD) no YouTube.

“Jankel possui uma forte história com o Tribunal de Justiça. Entrevistá-lo é relembrar pontos importantes de sua trajetória no TJ e também rememorar momentos relevantes da história do Tribunal”, ressaltou o desembargador aposentado Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, coordenador do Núcleo de Memória do Tribunal de Justiça do Piauí.

Banner com fundo claro azulado. Nele está escrito: Projeto Memória Viva: Resgatando a Memória do Judiciário Piauiense. Jankel Janson da Costa, analista administrativo. Ao lado há uma pequena foto do rosto de Jankel, um homem aparentemente pardo, de meia-idade.
ATUAÇÃO

Natural de José de Freitas (PI), Jankel Janson da Costa foi nomeado no Tribunal de Justiça do Piauí em setembro de 1980, mediante concurso público, tendo como a sua primeira lotação o cargo Vigia de Menores no Juizado de Menores de Teresina, até ser nomeado, logo depois, para o cargo de Contador Judicial.

Uma vez na Contadoria Judicial, dedicou-se durante 20 anos ao setor em que, entre outras ações, criou não apenas a primeira guia de arrecadação de custa judiciais, mas também tabelas práticas de correção monetária, a instalação do programa de arrecadação das taxas judiciais e a elaboração de provimentos para tabela de custas judiciais. Também foi um dos responsáveis pela criação e instalação do FUNJECC, primeiro fundo de arrecadação de custas para o TJPI, e da sua transformação para o FERMOJUPI, criando as guias eletrônicas de arrecadação.

Trabalhou na Corregedoria Geral da Justiça, com os desembargadores Ozires Neves e Adelmar Soares, e também serviu à Presidência do TJPI, na gestão do desembargador Paulo Freitas, já no cargo de Oficial Judiciário.

Por ocasião de reestruturação do Tribunal, foi enquadrado no cargo de Assistente Técnico Administrativo, na gestão do desembargador Raimundo Batista de Carvalho e depois reenquadrado no seu cargo atual de Analista Judicial – Administrativo.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email