Tribunal de Justiça recebe menção honrosa de 1º lugar no Ranking da Transparência

Publicado por: Viviane Bandeira

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí recebeu hoje (21) o certificado de Menção Honrosa por ter conquistado o primeiro lugar na categoria Justiça Estadual no Ranking da Transparência, ano 2022, divulgado dia 1º de setembro pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ. De acordo com a comunicação oficial do CNJ, o Tribunal de Justiça receberá, em breve, a versão física da Menção Honrosa e o Troféu de 1º lugar.

Para a elaboração do Ranking da Transparência, os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas, com 84 perguntas que buscam identificar, por exemplo, se os órgãos do Judiciário publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado Serviço de Informações ao Cidadão na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

“O resultado no Ranking da Transparência revela que o Tribunal de Justiça do Piauí está voltado para o aprimoramento dos meios de divulgação e de atualização dos links de acesso no ambiente eletrônico, publicizando as informações relacionadas à prestação jurisdicional e às ações do Judiciário Piauiense. A transparência é importante fator de aproximação entre o Judiciário e a sociedade”, destaca o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

Em sua comunicação oficial, o CNJ ressalta o empenho dos Conselhos e Tribunais em promoverem ações que visam avançar na transparência dos seus dados e informações, com aumento significativo de atendimento aos itens questionados nesta 5ª edição do Ranking da Transparência.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email