TJPI supera meta de baixas processuais até o mês de agosto

Publicado por: Viviane Bandeira

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí superou a meta de baixas processuais estabelecidas até o mês de agosto. Segundo os dados do painel Baixômetro, a estimativa era de 137.806 baixados de janeiro até agosto e o TJPI realizou a baixa processual de 141.227, ou seja, 3.421 processos baixados a mais do que o estimado para o mês em consideração.

A baixa processual tem implicação direta em vários indicadores nacionais de avaliação da Justiça, entre eles, o Índice de Atendimento à Demanda-IAD, Taxa de Congestionamento, Índice de Produtividade do Magistrado-IMP e Índice de Produtividade do Servidor-IPS. A meta anual estabelecida para o Tribunal de Justiça do Piauí é realizar a baixa de 206.000 processos em 2022. Realizamos o monitoramento e percebemos que magistrados, magistradas, servidores e servidoras estão muito empenhados em alcançar e até em superar a meta anual”, destacou o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

De acordo com a secretária de Gestão Estratégica do TJPI, Lanny Cleo, o número de baixas está diretamente ligado ao número de julgamentos: “Quanto mais processos forem julgados, maior a possibilidade de baixar processos o Tribunal terá. Por essa razão, uma das diretrizes adotadas pela gestão do Tribunal de Justiça é direcionar esforços para o cumprimento das Metas Nacionais 1-Julgar mais processos que os distribuídos, e 2-Julgar processos mais antigos”, frisou.

A secretária destacou também que, como forma de reconhecer e motivar os esforços de magistrados, magistradas, servidores e servidoras, a atual gestão do Tribunal de Justiça do Piauí instituiu o Prêmio Mais Justiça.

O Prêmio Mais Justiça possui quatro modalidades de premiação relacionadas ao alcance de metas como incremento de produtividade, redução de despesas, melhoria na qualidade dos serviços e inovação. A intenção é motivar ainda mais todo o corpo funcional do Tribunal na prestação diária de serviços à sociedade”, explicou Lanny Cleo, secretária de Gestão Estratégica do TJPI.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email