Soluções de tecnologia ampliam celeridade processual no TJPI

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí realiza amanhã (22), às 11h, no Plenário do novo Palácio da Justiça, a apresentação dos programas Cadastro Eficiente, e-Carta e Produtividade 4.0, que utilizam a tecnologia para impactar positivamente na celeridade e eficiência processual.

Em comum, os três programas apresentam soluções inovadoras para otimizar a gestão de pessoas e para aumentar a celeridade na tramitação processual. O objetivo é disponibilizar novas tecnologias e inteligência artificial para impulsionar a transformação digital do Judiciário e garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis.

“O e-Carta possibilitará o envio e recebimento de citações, intimações e notificações judiciais via correios diretamente no Processo Judicial Eletrônico – PJe, evitando a impressão e postagem no momento do envio do ato de comunicação e a necessidade de digitalizar e informar o resultado da diligência no momento da recepção. O programa impactará diretamente na celeridade e eficiência processual, reduzindo gastos e tempo e ainda otimizando o trabalho dos servidores”, destaca o desembargador Olímpio Galvão, coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Piauí-Opala Lab.

Desembargador Olímpio Galvão

O programa Produtividade 4.0 foi desenvolvido a fim de realizar a avaliação qualitativa das atividades desenvolvidas pelos(as) magistrados (as) e servidores(as) nas unidades judiciárias e administrativas do TJPI.

“A avaliação de desempenho tem como foco principal mensurar o comportamento do indivíduo para que seja possível verificar o seu desempenho e posteriormente implementar as políticas de treinamento, de desenvolvimento e de aprendizagem organizacional. Para o desenvolvimento do programa, a equipe do Opala Lab utilizou a  participação ativa e direta da alta administração, magistrados e servidores e da sociedade, através de pesquisas e consultas públicas, cumprindo o macrodesafio da ampliação da relação institucional do judiciário com a sociedade”, ressalta o desembargador Olímpio Galvão.

O programa Cadastro Eficiente já vem sendo utilizado pelo Poder Judiciário do Piauí e possui o intuito de viabilizar a comunicação oficial dos atos processuais por meio eletrônico e remoto.

 Paula Meneses

“Através do Cadastro Eficiente, empresas públicas e privadas, o Estado do Piauí, seus municípios e as respectivas entidades da administração direta e indireta podem receber intimações eletrônicas através do Processo Judicial Eletrônico-PJe em processos que tramitam na justiça estadual. O cadastro garante mais eficiência e segurança, principalmente às partes, e também facilita a gestão dos processos, tanto para o Tribunal quanto para os entes públicos ou privados, uma vez que todas as movimentações ficam registradas no PJe”, pontua Paula Meneses, secretária Judiciária do TJPI.

Os programas e-Carta e Produtividade 4.0 foram operacionalizados pelo Laboratório de Inovação Opala Lab. O Cadastro Eficiente foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação-STIC, Secretaria Judiciária-SEJU e Secretaria da Corregedoria-SECCOR, com colaboração do Opala Lab.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email