TJPI lança projetos de celeridade processual através da tecnologia

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

Na manhã desta quarta-feira (22), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) lançou os programas Cadastro Eficiente, e-Carta e Produtividade 4.0, que utilizam a tecnologia para impactar positivamente na celeridade e eficiência processual. A solenidade de lançamento aconteceu no Plenário do novo Palácio da Justiça, na Avenida Padre Humberto Pietrogrande, no bairro São Raimundo.

Os três programas são iniciativas do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Piauí (Opala-LAB) em colaboração com outras unidades do TJPI e apresentam soluções inovadoras para otimizar a gestão de pessoas e para aumentar a celeridade na tramitação processual.

Na solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, destacou que o objetivo dos programas lançados é disponibilizar novas tecnologias e inteligência artificial para impulsionar a transformação digital do Judiciário e garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis.

“Essas ferramentas lançadas hoje, somadas às outras que já estavam funcionando, representam um avanço nos serviços prestados pela justiça do Piauí. Ao utilizarmos a tecnologia a serviço da justiça, a sociedade utiliza os serviços oferecidos de forma mais rápida e eficaz”, frisou o presidente.

O desembargador Olímpio Galvão, coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Piauí-Opala Lab, pontuou que as ferramentas trazem economia de tempo, material e recursos financeiros e humanos do TJPI. “Estamos respondendo a uma demanda da sociedade por celeridade judicial. Todos saem ganhando com a inovação apresentada pelo Judiciário piauiense, mas o jurisdicionado é quem mais é impactado de forma positiva”, destacou.

Na solenidade, o secretário executivo do Opala-LAB, Leandro Sampaio, apresentou os programas que irão dar celeridade à prestação jurisdicional.

“Através do E-carta, será possível o recebimento de citações, intimações e notificações judiciais via correios diretamente no Processo Judicial Eletrônico – PJe, evitando a impressão e postagem (no momento do envio do ato de comunicação) e a necessidade de digitalizar e informar o resultado da diligência (no momento da recepção)”, disse.

 

Ainda de acordo com Leandro Sampaio, com o Cadastro Eficiente, empresas públicas e privadas, o Estado do Piauí, seus municípios e as respectivas entidades da administração direta e indireta podem receber intimações eletrônicas através do Processo Judicial Eletrônico-PJe em processos que tramitam na justiça estadual.

Já o projeto Produtividade 4.0 tem como objetivo incluir a análise qualitativa das atividades desenvolvidas pelos magistrados e servidores nas unidades judiciárias e administrativas do TJPI.

Saiba mais sobre cada projeto:

Justiça 4.0

Cadastro Eficiente 

E-carta 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email