Com edição 2021 no Piauí, Fonavid 2020 tem inscrições abertas

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

Estão abertas as inscrições para o XII Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), que acontece de 19 a 23 de outubro, com o tema será “Violência de Gênero e Covid-19: Desafios no enfrentamento de duas pandemias do século XXI”. Por conta da pandemia do novo coronavírus e as medidas de biossegurança recomendadas pelas autoridades de saúde, esta edição, que deveria acontecer em Teresina (PI), será realizada por meio virtual. Magistradas, servidores e público em geral podem se inscrever por meio deste link. 

A abertura do evento contará com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; da conselheira do Conselho Nacional de Justiça Maria Cristiana Ziouva; da magistrada Jacqueline Machado, presidente do Fonavid; da desembargadora Salete Silva Sommariva, presidente do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid); e de Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A programação conta com palestras e oficinas sobre temas como o impacto da pandemia nos direitos humanos das mulheres, discriminações de gênero, raça e etnia e seus reflexos na pandemia, perspectivas na economia pós-pandemia e a mulher no mercado de trabalho e a atuação do Judiciário no enfrentamento da violência de gênero. As palestras são abertas o público em geral a as oficinas, restritas a magistrados e equipes multidisciplinares dos Tribunais.

“Durante o evento vamos discutir a pandemia do coronavírus e a pandemia silenciosa da violência doméstica e familiar contra a mulher. Silenciosa porque quase sempre ocorre dentro dos lares e na maioria das vezes não é denunciada”, afirma o magistrado Georges Cobiniano, juiz auxiliar da 1a Vara Criminal da comarca de Parnaíba e membro do Fonavid, ressaltando que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em seu Relatório Mundial Sobre a Prevenção da Violência, a cada ano, no Brasil, 1.300.000 mulheres são agredidas, com graves consequências físicas e psicológicas.  “Pela primeira vez o FONAVID será 100% virtual e aberto ao público geral. Em 2021, será sediado no Piauí”, acrescentou.

Clique aqui para conferir a programação.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email