Conceitualmente, o  trabalho de Melhoria dos Processos corresponde a um conjunto de ações desenvolvidas para aprimorar as atividades executadas, identificando possíveis desvios, corrigindo erros, transformando insumos em produtos, ou serviços com alto valor agregado.

O Mapeamento de Processos é a técnica utilizada por organizações para entender de forma clara e simples como suas unidades de negócio operam, representando cada passo de operação em termos de entradas, saídas e ações. Uma notação gráfica que descreve a lógica dos passos de um processo de negócio largamente utilizada (inclusive no TJPI) é o Business Process Modeling Notation ou BPMN.

Exemplo de Diagrama BPMN
Exemplo de Diagrama BPMN

Nas organizações públicas, onde os recursos são cada vez mais escassos e as demandas crescentes, processos otimizados podem ser determinantes para uma prestação de serviço de qualidade uma vez que permite à instituição auxilia enxergar mais claramente seus pontos fortes e pontos que precisam melhorar como redução na complexidade das operações, redução de custos, gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, retrabalhos, excesso de documentação e aprovações, etc.