Conceitualmente, o  trabalho de Melhoria dos Processos corresponde a um conjunto de ações desenvolvidas para aprimorar as atividades executadas, identificando possíveis desvios, corrigindo erros, transformando insumos em produtos, ou serviços com alto valor agregado.

O Mapeamento de Processos é a técnica utilizada por organizações para entender de forma clara e simples como suas unidades de negócio operam, representando cada passo de operação em termos de entradas, saídas e ações. Uma notação gráfica que descreve a lógica dos passos de um processo de negócio largamente utilizada (inclusive no TJPI) é o Business Process Modeling Notation ou BPMN.

Exemplo de Diagrama BPMN

Exemplo de Diagrama BPMN

 

Nas organizações públicas, onde os recursos são cada vez mais escassos e as demandas crescentes, processos otimizados podem ser determinantes para uma prestação de serviço de qualidade uma vez que permite à instituição auxilia enxergar mais claramente seus pontos fortes e pontos que precisam melhorar como redução na complexidade das operações, redução de custos, gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, retrabalhos, excesso de documentação e aprovações, etc.

Programa Institucional de Mapeamento e Melhoria de Processos (PROIMP)

No trabalho de revisão da estratégia para o sexênio 2015-2020, o levantamento de iniciativas junto aos gestores identificou como necessidade recorrente a necessidade de otimização da rotinas internas das diversas unidades administrativas. Diante deste fato, observou-se a necessidade de incluir dentro do Macrodesafio Estratégico “Instituição da Governança Judiciária“, como iniciativa, o “Programa Institucional de Mapeamento e Melhoria de Processos” ou PROIMP.

O objetivo deste programa é, através de uma metodologia única e coordenada, realizar o levantamento e documentação dos principais processos das diversas unidades observando a possibilidade melhorá-los.

A Secretaria de Administração e Pessoal – SEAD está sendo primeira unidade a ser trabalhada. Atualmente, os seguintes processos estão sendo mapeados e poderão sofrer melhorias:

  1. Processo de Nomeação em Gargo Efetivo
  2. Processo de Entrada em Exercício
  3. Processo de Férias
  4. Processo de Progressão
  5. Processo de Devolução de Remuneração – Servidor em Folha
  6. Processo de Devolução de Remuneração – Servidor Exonerado ou Suspenso da Folha
  7. Processo de Aposentadoria por Invalidez
  8. Processo de Aposentadoria Compulsória
  9. Processo de Aposentadoria Voluntária
  10. Processo de Abono de Permanência
  11. Processo de Exoneração de Cargo Efetivo a Pedido
  12. Processo de Exoneração de Cargo Efetivo de Ofício – Inabilitação
  13. Processo de Exoneração de Cargo Efetivo de Ofício – Servidor
  14. Processo de Exoneração de Cargo em Comissão
  15. Processo de Estabilidade
  16. Processo de Licença à Gestante, Adoção e Aborto
  17. Processo de Licença para Tratamento de Saúde
  18. Processo de Licença para Capacitação