A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), juntamente com o setor de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos de TIC (PEGPTIC), instituíram a ‘Boa Prática’ – Processo de Gestão de Portifólio de Projetos, com a implantação do software Captei.

Conforme destacou o Secretário de TI, Agnaldo Almendra, a iniciativa tem como foco atender a necessidade de implantação de processos de gestão baseados em modelos de boas práticas.

“Adotamos modelos de governança e metodologias de gerenciamento de projetos e planos de ação de Tecnologia da Informação e Comunicação que favorecem a entrega de resultados para a sociedade e ao Poder Judiciário do Estado do Piauí. Nessa concepção, a entrega e a melhoria continuada dos processos deve ocorrer de forma adaptável, célere e transparente”, destaca Agnaldo Almendra.

Além da necessidade de organização do processo, o Tribunal de Justiça do Piauí buscou uma ferramenta que atendesse a gestão do processo proposto de forma ideal, considerando as várias etapas, até a execução e finalização das atividades.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, dentre as soluções de software mais difundidas no mercado, a maioria contempla toda a fase de planejamento e acompanhamento, mas sem contemplar o controle do portifólio de projetos, com sua fase de solicitação, catalogação e priorização dos projetos.

“A Boa Prática tem como objetivo, por fim, instituir a Metodologia de Gerenciamento de Projetos no âmbito da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do Poder Judiciário do Piauí, com a disponibilização de solução de software de gestão e acompanhamento do portifólio dos projetos e das equipes. Vale evidenciar, ainda, que o aplicativo foi totalmente desenvolvido pela equipe da STIC”, conclui o secretário.