As unidades judiciárias de 1º Grau realizaram mais de 20 mil baixas processuais no mês de setembro. Os dados são do Baixômetro, painel de monitoramento de baixas processuais do Judiciário piauiense. Mensalmente, a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI), por meio da unidade de apoio Baixar para Avançar, auxilia Varas, Juizados Especiais Cíveis e Criminais e Turma Recursal com o encaminhamento de listas de processos passíveis de baixa.

Ao todo, em 2022, o 1º Grau de jurisdição do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) já executou mais de 140 mil baixas processuais. A meta do Judiciário piauiense para este ano é dar baixa, nos 1º e 2º Graus de jurisdição, em 206 mil processos aptos para serem finalizados, com o objetivo de reduzir a taxa de congestionamento e melhorar a sua produtividade.

A CGJ-PI colabora com o cumprimento da meta de baixas processuais por meio do Baixar para Avançar, que auxilia as unidades judiciárias que possuem alto índice de processos congestionados, com o intuito de acelerar os trâmites processuais, preparando estes setores para a baixa processual. No mês de outubro, 56 unidades judiciárias de 1º Grau serão beneficiadas com este apoio. Para tanto, os servidores do Baixar para Avançar atuam remotamente por meio dos sistemas Themis Web, Themis Recursal, PJe 1 e 2 graus, Projudi, e-TJ, Projudi Recursal e PJe Recursal.
“A baixa é uma das etapas mais importantes de um processo judicial. Significa que a ação foi definitivamente encerrada. Temos, novamente, resultados animadores. E esta é uma parcela importante ad contribuição de nossa gestão à melhoria da prestação jurisdicional de 1º Grau. Trabalhamos em equipe e agradeço aos servidores que estão desenvolvendo o efetivo trabalho de concretizar esses números, para atingir as metas do Conselho Nacional de Justiça”, afirma o desembargador-corregedor, Fernando Lopes, ressaltando a atuação em conjunto da CGJ-PI e da Presidência do TJ-PI, por meio da Secretaria de Gestão Estratégicas (Seges), no desenvolvimento de ações voltadas ao cumprimento da meta de baixar mais de 200 mil processos este ano.


Baixômetro

O painel estatístico “Baixômetro” permite o acompanhamento da evolução diária das baixas processuais, por unidade e grau de jurisdição. Contabilizando-se também os processos baixados de 2º Grau (24.203), o número de baixas processuais realizadas em 2022 até o momento é de 163 mil.