O painel Processos Judiciais de Adoção de Crianças e Adolescentes disponibiliza no Portal da Transparência a quantidade de processos sobre adoção que tramitam no Judiciário piauiense, por varas e unidades. O painel é uma iniciativa do projeto Filhos do Sol do Equador, realizado pelo Tribunal de Justiça do Piauí.

“O projeto Filhos do Sol do Equador é de extrema importância e busca acelerar as ações da adoção legal. Adotar é muito além de um ato jurídico, solene, pelo qual alguém recebe em sua família, na qualidade de filho, pessoa a ela estranha, mas sim, é um ato de puro amor e como tal merece prioridade”, comenta o juiz auxiliar da Presidência do TJPI, Lirton Nogueira Santos.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica (SEGES) e da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e Juventude (CEJIJ) do TJPI e visa, além de desenvolver um diálogo do Judiciário com outras instituições, sensibilizar a sociedade piauiense para a importância da realização da adoção e proteção da infância e juventude.

“O projeto nasceu da busca do Judiciário em promover as demandas do Sistema Nacional de Adoção, e movimentar os processos dessa temática na sociedade. A nossa ideia é que, com a consolidação da campanha no calendário de ações estratégicas do TJPI, juntamente a uma maior celeridade na tramitação desses processos, as pessoas possam compreender os benefícios da adoção legal”, explica Lanny Cléo Quadros, secretária de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Piauí.