O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) participou da primeira etapa do Projeto Novos Horizontes, que foi desenvolvido pelo IFPI, em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

TJ-PI e IFPI devem continuar a parceria expandindo o projeto para outras cidades do estado

A juíza Elfrida Belleza, titular da 2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina e Coordenadora Estadual Judiciária da Infância e Juventude do TJPI, explica que o projeto atua na qualificação de jovens que se encontram em cumprimento de medidas socioeducativas em Teresina. Cerca de 20 alunos participaram da oficina “Expressividade de minhas marcas”, baseada na história da artista mexicana Frida Kahlo, como autorrepresentação a partir das dores traumáticas que os seres humanos carregam em suas vidas.

A  arteterapia é uma prática terapêutica de autoconhecimento que desenvolve o lado emocional dos seres humanos,  não havendo preocupação com a questão estética, ela trabalha através da música, pinturas, desenhos, esculturas, modelagem, tecelagem entre outros a expressão, relatos de sofrimento e nisso traz melhorias cognitivas.

Segundo a arte terapeuta e artista visual, Isabela Alencar, a oficina possibilita trabalhar, diante destas marcas, responsabilidades, transformações e recomeços por meio da pintura. Para isso, foram utilizadas duas fases. A primeira, quando expressaram os sentimentos através do desenho no papel, até a fluidez, quando ocorreu a transposição da figura para a tela, que posteriormente será catalogada e analisada conforme a cor usada para cada elemento.

Representando o TJ-PI, estiveram presentes os servidores Gláucia Cegy Pires de Araújo, Valeska de Aguiar Policarpo, Livia Damily Macedo Silva, Leandro Rosado todos lotados na Secretaria de Gestão Estratégica (SEGES).