Pela primeira vez na história o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) atingiu a marca de 120,03% no Índice de Atendimento à Demanda (IAD). Os números foram divulgados na manhã desta quarta-feira pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e mostram que foram distribuídos 223.721 processos, sendo baixados 224.077, alcançando o índice inédito para o judiciário piauiense.

Segundo o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, este feito inédito mostra o quanto o trabalho integrado e estratégico entre as unidades judiciárias tem sido fundamental. Ele ressalta que estes dados contemplam o esforço de todos que fazem o TJ-PI e reforçam o compromisso da gestão com a melhoria da prestação jurisdicional.

“Nossa gestão tem sido pautada nas diretrizes do CNJ e isso nos permite avançar em pontos estratégicos, como no Índice de Atendimento à Demanda (IAD), refletindo exatamente na maior quantidade de processos baixados em relação aos recebidos. Este índice, portanto, mostra nossa preocupação com o atendimento do jurisdicionado e com a distribuição da justiça. E é isso que vamos continuar fazendo, trabalhar juntos para que tenhamos uma justiça mais célere, efetiva e acessível ao cidadão”, destacou o desembargador-presidente.

O IAD
O Índice mede a relação entre o número de processos baixados e o número de casos novos apresentados no mesmo período, medidos separadamente no 1º e 2º grau.

(Fonte: CNJ)

“O gráfico divulgado mostra a série histórica, a evolução do TJ-PI ano a ano desde 2021. Este ano, podemos perceber que desde janeiro temos avançado bastante no índice. Para termos uma ideia, em 2022 nossa média ficou em 83,05% de IAD. Essa atualização de agora mostra o quanto já aumentamos desde o início do ano. Isso reflete o trabalho estratégico de todos que fazem o judiciário do Piauí”, ressaltou Lara Bonfim, Secretária de Gestão Estratégica do TJ-PI.