ITEMNORMATIVOPASSO A PASSO
Regulamentação dos Processos de CompraProvimento n. 01/2023Regula os procedimentos de Compras de bens e de Contratações de serviços no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí, com o objetivo de padronizar e divulgar os métodos e processos voltados à organização e à racionalização dos trâmites, a redução de riscos, a eficácia das aquisições e o cumprimento das determinações legais vigentes, de forma a contribuir para a consecução dos objetivos institucionais.
Manual de ComprasManual de ComprasObjetivo: orientar, padronizar e divulgar os procedimentos administrativos dos processos de aquisições e de contratações no âmbito do Tribunal de Justiça do Piauí, visando à organização e racionalização dos trâmites processuais, a eficiência e eficácia nas aquisições públicas e o cumprimento das determinações legais vigentes, de forma a contribuir para a consecução dos objetivos deste
Poder Judiciário.
Fluxograma: Processo OriginárioFluxograma Processo OriginárioDefinição: O processo originário é criado pelo órgão demandante, no qual ele utilizará para explicitar a demanda da unidade, de forma detalhada, explicando pontos essenciais tais como:
– descrição do objeto ou serviço a ser contratado,
– necessidade/justificativa da contratação,
– fiscais e suplentes contratuais,
– resultados pretendidos com a contratação,
– estimativa das quantidades a serem contratadas com as respectivas memória de cálculo,
– providências a serem adotadas pela administração previamente à contratação (se for o caso)

Além do detalhamento da demanda, o processo originário serve para verificar se no TJPI já existe solução para demanda. Após essa verificação, é feita uma solicitação à autoridade superior para autorização da referida contratação. Superado esse fato, o processo seguirá para o setor responsável por executar a pesquisa de mercado a fim de identificar o impacto orçamentário da demanda. Depois o processo vai para a Secretaria de Orçamento e Finanças, que informará a disponibilidade financeira e orçamentária. Por fim, é feito juízo de conveniência e oportunidade pelo presidente do TJPI. Em se autorizando a contratação, é aberto um novo processo SEI (processo de contratação), o qual será responsável por efetivar a contratação dos serviços ou aquisição dos bens objeto da demanda.

Após a criação do processo de contratação, os órgão demandantes devem seguir os fluxogramas referentes a cada contratação, caso a caso.
Fluxogramas: Processo de ContrataçãoDispensa de Pequeno Valor

Pregão

Obras e Serviços de Engenharia

Dispensa e Inexigibilidade

Portaria nº 2899/2023 – Regulamenta os procedimentos de Dispensa de Licitação.
Aqui estão listados os fluxogramas referentes aos processos de contratação (criados após a autorização do presidente do TJPI no processo originário), de acordo com o tipo de procedimento licitatório a ser utilizado.