Juizados Especiais do TJPI realizam mais de 17 mil audiências na Semana Nacional de Conciliação

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Os Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Estado do Piauí realizaram 17.956 audiências durante a Semana Nacional de Conciliação, realizada de 07 a 11 deste mês. Do total de audiências realizadas, foram feitos 1.956 acordos, o que representa um índice de 12,55% de conciliação. Os números evidenciam a importância da prática autocompositiva como forma de solucionar os litígios de forma mais célere.

 

Para o desembargador Hilo de Almeida Sousa, supervisor-geral dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública do Estado do Piauí, os resultados exitosos alcançados ao longo desta semana mostram o empenho de magistrados e magistradas, servidores e servidoras, juízes leigos, conciliadores e demais auxiliares da justiça que atuam nos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública, bem como nas Turmas Recursais.

“Centenas de acordos foram firmados e conflitos solucionados, de modo que as partes puderam voltar para casa com uma preocupação a menos. Estamos caminhando para um Judiciário mais célere e eficiente e a via da conciliação é uma maneira de tornar a resolução das demandas mais rápida e satisfatória”, destacou o desembargador Hilo de Almeida Sousa.

O coordenador-geral dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública, juiz Luiz de Moura, detalha que, durante a Semana, as equipes estiveram voltadas para a apreciação dos processos que poderiam ser conciliados e resolvidos.

“A Semana Nacional da Conciliação permite que as partes tenham contato com esta forma tão célere e eficaz de resolução de conflitos. Elas constroem a solução que acham melhor para o caso, sempre com as orientações necessárias. Portanto, nossa avaliação é positiva, pois tivemos resultados bem expressivos”, acrescenta o magistrado.

A SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO
A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, os quais selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito.

O principal objetivo é tornar a solução dos conflitos mais céleres, e em casos pré-processuais, evitar que as demandas se tornem processos judiciais.

VEJA TAMBÉM
Semana Nacional de Conciliação: acordos no Cejusc 1 ultrapassam meio milhão de reais

CEJUSC 1 realiza 92% das audiências pautadas para Semana Nacional de Conciliação

CEJUSC 2 realiza 79,54% das audiências marcadas para Semana Nacional de Conciliação

Semana Nacional da Conciliação: CEJUSC 1 realiza divórcio em 16 minutos

Semana Nacional de Conciliação: acordo evita que litígio chegue ao Judiciário

1ª Vara da Infância e Juventude pauta 34 processos na Semana Nacional de Conciliação

XVII Semana Nacional da Conciliação: resolução de conflitos ágil e satisfatória

TJPI: 179 mil acordos judiciais homologados até hoje (14)

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email