Semana Nacional de Conciliação: acordo evita que litígio chegue ao Judiciário

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Ao formalizar acordo entre F.R.S.N. e A.F.C., na manhã desta sexta-feira (11), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania-Cejusc de Oeiras evitou que mais uma demanda pudesse gerar um processo judicial.

De acordo com a reclamação pré-processual, o requerente F.R.S.N. vendeu dois suínos ao requerido A.F.C., sendo que este não efetuou todo o pagamento, restando a ser pago o valor de R$ 800,00, gerando a demanda.

Após participarem de audiência no Cejusc de Oeiras, durante a Semana Nacional de Conciliação, as partes chegaram a um acordo, ficando o requerido com a obrigação de pagar o débito em duas parcelas de R$ 400,00 (quatrocentos reais), sendo a primeira parcela a ser paga dia 05 de dezembro de 2022 e a segunda dia 05 de janeiro de 2023.

“Casos como esse, que envolvem demandas entre vizinhos, podem interferir nas relações interpessoais e se agravar. A possibilidade de resolver o conflito antes que ele se converta em processo judicial é importante porque oportuniza, também, o restabelecimento do diálogo entre as partes, uma vez que elas constroem juntas uma solução. Dessa forma, resolvemos não apenas o conflito em sim, mas também contribuímos positivamente para a pacificação social”, destacou Arthur Feitosa, secretário do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania-Cejusc de Oeiras.

A SEMANA
A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, os quais selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito.

O principal objetivo é tornar a solução dos conflitos mais céleres, e em casos pré-processuais, evitar que as demandas se tornem processos judiciais.

VEJA TAMBÉM
CEJUSC 1 realiza 92% das audiências pautadas para Semana Nacional de Conciliação

CEJUSC 2 realiza 79,54% das audiências marcadas para Semana Nacional de Conciliação

Semana Nacional da Conciliação: CEJUSC 1 realiza divórcio em 16 minutos

1ª Vara da Infância e Juventude pauta 34 processos na Semana Nacional de Conciliação

XVII Semana Nacional da Conciliação: resolução de conflitos ágil e satisfatória

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email