O Tribunal de Justiça do Piauí lançou hoje (28), durante café institucional com a imprensa, o projeto Selo Empresa Amiga da Mulher. O Selo é parte da macrocampanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, operacionalizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário.

“Desde 2020, quando foi criada, a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica busca a parceria com empresas privadas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres. O foco inicial eram as redes de farmácia e tivemos bastante adesão. Esse ano, o Tribunal de Justiça do Piauí decidiu por ampliar a rede de empresas parceiras e criou o Selo Empresa Amiga da Mulher como reconhecimento social às empresas e instituições que aderirem à campanha”, explica a juíza Keylla Ranyere, coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário.

Para aderir à macrocampanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, o representante institucional deve preencher o formulário disponível no link https://www.tjpi.jus.br/pesquisas/surveys/58/answer .

O formulário, preenchido, será encaminhado automaticamente à Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário.

Após a adesão, a empresa receberá capacitação específica para o acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de receber orientações para denúncia e certificado de reconhecimento social.

“As empresas parceiras saberão exatamente como agir no caso de se depararem com uma mulher com um sinal em X, vermelho, na mão, em seus estabelecimentos comerciais. Serão orientadas a acolher essa vítima da maneira correta e a procurar as autoridades. O sigilo é garantido à vítima e as empresas estarão contribuindo para a criação de espaços seguros para mulheres e seus filhos”, pontua a juíza Keylla Ranyere.