Nesta terça-feira(02), o Tribunal de Justiça do Piauí realizou a primeira apresentação do projeto Flores Incultas em uma reunião de pais e mestres na Escola Municipal Velho Monge, zona Sul de Teresina.

O evento faz parte da macrocampanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, lançada na última quinta-feira(28), que engloba uma série de ações de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher , durante o mês de agosto. A campanha é operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário.

“Hoje estreamos o projeto Flores Incultas no bairro Porto Alegre e foi uma experiência ótima! Levar conhecimentos às mulheres, às famílias, sobre como identificar relações abusivas e como denunciar os agressores é muito importante para prevenirmos a violência e também para encerrarmos ciclos de violência já existentes. Nós, como Poder Judiciário, estamos realizando esse papel de esclarecimento e apoio às escolas para que os professores e diretores também sejam agentes defensores dos direitos das mulheres, além de auxiliarem as mulheres que passam por esse tipo de violência”, destacou o juiz auxiliar da Presidência do TJPI, Lirton Nogueira.

O projeto Flores Incultas faz referência à obra da piauiense Luiza Amélia de Queiroz, de 1875, que reúne uma compilação de 112 poemas marcada por um universo poético de sentimentos relacionados à condição da mulher, pessimismo, religiosidade, infância, família e morte.

“Flores Incultas une literatura piauiense e conscientização nas escolas para contextualizar a violência doméstica e familiar. Orientamos pais, alunos e mestres para que possam prevenir a violência, evitando relacionamentos abusivos que possam causar danos a suas vidas. O Tribunal de Justiça do Piauí leva esse projeto às escolas porque esse ambiente é uma espécie de segundo lar. Muitas vezes, a escola é o único local seguro que o aluno ou a aluna conhecem. Hoje foi uma excelente oportunidade de apresentamos o Flores Incultas à comunidade do Porto Alegre. A gente conseguiu olhar olho no olho de mães que desconhecem seus direitos ou canais de denúncias, ou como agir quando uma filha sofre esse tipo de violência, então foi uma experiência ímpar”, descreveu Lanny Cléo, secretária de Gestão Estratégica do TJPI.

Francisca Leuda, mãe de estudante da escola Municipal Velho Monge, aproveitou a apresentação do projeto Flores Incultas para dar seu depoimento: “Há oito anos fui agredida e precisei desse apoio. São informações que precisam ser compartilhadas. Já vi outros casos de violência e ajudei porque hoje eu já conheço mais do que há oito anos, passo o contato, falo para denunciar porque não quero que outra pessoa passe pelo que eu passei”, comentou.

Empresas e escolas em todo o Estado podem aderir à macrocampanha Sinal Vermelho contra Violência Doméstica. O representante institucional deve preencher o formulário disponível no link:https://www.tjpi.jus.br/pesquisas/surveys/58/answer

Após o preenchimento, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário entrará em contato.

VEJA O LOCAL E DATA DAS PRÓXIMAS AÇÕES:

-Dia 03 de agosto, às 19h – Unidade Escolar Dr João Silva Filho, em Parnaíba

-Dia 10 de agosto, às 15h30 – Escola Municipal Deputado Francilio Almeida, em Teresina

-Dia 19 de agosto, às 14h e às 15h – Escola Municipal Ofélio Leitão, em Teresina

-Dia 26 de agosto, às 15h30 – Escola Municipal R. N. Monteiro, em Teresina