Sentir-se segura em qualquer lugar. É assim que a estudante Milena Silva, de 18 anos, define como deveria ser a rotina de uma mulher. A estudante participou da terceira apresentação do projeto Flores Incultas, que aconteceu em Parnaíba, com a presença do corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Fernando Lopes, na noite desta quarta-feira(03). A ação aconteceu na Unidade Escolar Dr. João Silva Filho.

Idealizado pelo Tribunal de Justiça do Piauí, o projeto consiste na realização de rodas de conversa sobre violência doméstica e familiar contra mulheres em escolas das redes pública e privada do Piauí.

O projeto faz parte da macrocampanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário do Piauí.

Na ocasião, corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Lopes, reforçou o compromisso do Judiciário do Piauí em executar ideias e ações que contribuem com o enfrentamento à violência doméstica.

“Um grande passo está sendo dado em todo o Piauí com o desenvolvimento dessas ações que levam até os jovens conhecimentos prévios sobre violência contra mulheres”, destacou o desembargador Fernando Lopes.

Liderando a conversa com os estudantes, a coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário, juíza Keylla Ranyere, chamou atenção para os conceitos de violência, tipos de violência, o que caracteriza agressão e demais informações que auxiliam meninos e meninas a identificarem atitudes abusivas ou opressoras.

“Muitas vezes, a mulher é vítima de algum tipo de violência, até mesmo a violência psicológica ou qualquer outro tipo, e ela nem sabe, então ter conhecimento desses conceitos e informações auxilia a todos nós identificarmos o início de uma possível violência contra a mulher”, disse a magistrada.

A secretária de Gestão Estratégica do TJPI, Lanny Cléo, destacou que a participação dos alunos durante a conversa chamou bastante atenção da equipe do Tribunal: “Todos estavam atentos e houve muitas intervenções por parte desses jovens. Ficamos muito satisfeitos com o bate-papo”, disse a secretária.

A sargento Elineuda, representante da Polícia Militar no evento, também fez uso da palavra e destacou os números para denúncia assim como ressaltou sobre as casas de apoio existentes no município, que acolhem mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência doméstica e familiar.

Participaram da roda de conversa o juiz Marcelo Mesquita, da 2ª Vara Criminal de Parnaíba; o presidente da OAB-PI Subseção Parnaíba, Rômulo Santos; a secretária da Presidência do TJPI, Núbia Cordeiro; servidores (as) do TJPI; pais de alunos e professores da escola.

Sinal Vermelho
Empresas e escolas em todo o Estado podem aderir à macrocampanha Sinal Vermelho contra Violência Doméstica. O representante institucional deve preencher o formulário disponível no link:https://www.tjpi.jus.br/pesquisas/surveys/58/answer .
Após o preenchimento, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário entrará em contato.