Representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) participaram, na manhã desta quarta-feira (10), de uma reunião da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário no Piauí. Além do TJPI, participaram desta reunião representantes do TRE-PI, do TRT 22ª Região e da Seção Judiciária do Piauí-TRF 1ª Região.

A Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, é uma inovação e boa prática do Judiciário. Regulamentada pela Portaria CNJ n.59/2019, ela exerce importante papel na condução da Estratégia Nacional do Poder Judiciário, uma vez que possui, entre suas atribuições, a de impulsionar sua execução, seu monitoramento e divulgação de seus resultados.


Durante o encontro, foram debatidas as propostas e sugestões para cada uma das 12 metas do Judiciário e os representantes dos tribunais compartilharam ideias para os trabalhos no ano de 2023.

A secretária de Planejamento Estratégico do TJPI, Lanny Cléo, pontua que o encontro virtual foi produtivo e várias ações foram sugeridas para garantir não só o cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano que vem, mas um acesso mais amplo à Justiça por parte da sociedade.

“A Justiça é formada por vários agentes e quando todos nós conversamos, garantimos a eficiência e pleno emprego das forças de trabalho atuando em um só objetivo: a prestação jurisdicional. Conversar com os outros tribunais nos permite aprender e dividir conhecimento acerca do que realmente é fazer a justiça acontecer”, disse a secretária.

Do TRE, o assessor de Planejamento e Gestão Estratégica Raimundo Nonato Gonçalves Júnior frisou que a discussão das metas na Rede de Governança amadurece as propostas para as metas considerando o ponto de vista dos diversos segmentos de Justiça.