Representantes do Tribunal de Justiça do Piauí realizaram nesta sexta-feira(19), na Escola Municipal Professor Ofélio Leitão, zona Sul de Teresina, uma roda de conversa com estudantes sobre violência doméstica e familiar contra mulheres. A atividade faz parte do projeto Flores Incultas, idealizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí com o objetivo de levar o conhecimento a estudantes das redes pública e privada do Piauí sobre as formas de prevenção e combate à violência contra a mulher.

Durante a palestra, a secretária de Gestão Estratégica do TJPI, Lanny Cléo Quadros, destacou aos estudantes a quantidade de processos que chegam ao Judiciário.

“Vocês sabiam que a gente do Poder Judiciário recebe mais de 70 processos por dia com a temática de violência contra mulheres? São quase três processos por hora, e esse número ainda pode ser maior porque existem mulheres que ainda não criaram coragem para denunciar o agressor”, destacou Lanny Cléo Quadros.

A servidora Helleny Coêlho, uma das executoras do projeto Flores Incultas, chamou atenção dos alunos sobre os primeiros sinais de violência contra a mulher que, percebidos logo, podem ajudar a romper o ciclo de violência.

“Meninas e meninos, prestem atenção! Quando uma mulher passa por uma agressão física, na maioria das vezes ela já passou por outros tipos de agressão, abuso, xingamentos, ciúmes em excesso, por exemplo, que pode ser confundido com cuidado demasiado, mas é abuso”, alertou Helleny Coêlho.

A diretora da Escola Municipal Professor Ofélio Leitão, Aparecida Cardoso, ressaltou que, logo que soube da existência do projeto Flores Incultas, não pensou duas vezes em aderir, pois acredita que o debate sobre violência contra as mulheres deve também estar dentro das escolas.

“É um tema muito importante para nossa comunidade. Ficamos muito felizes em receber esse projeto tendo em vista que aqui as meninas estão começando seus relacionamentos e você percebe algumas atitudes que merecem cuidados, então a gente já começa orientando daqui da escola, mas ter uma fala e esclarecimento do Poder Judiciário se torna algo ainda mais importante. Os nossos alunos serão replicadores dessas informações, levarão para casa e poderão reconhecer, agora, casos e situações que passavam despercebidos”, declarou a diretora Aparecida Cardoso.